Topo

Juninho vive idolatria e jejum de gols de falta em 1º ano após retorno ao Vasco

Juninho celebra o primeiro gol que marcou no retorno ao Vasco: ídolo da torcida - Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
Juninho celebra o primeiro gol que marcou no retorno ao Vasco: ídolo da torcida Imagem: Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/06/2012 06h10

Na última segunda-feira, dia 11 de junho, Juninho completou um ano de retorno ao Vasco. Desde a volta nos braços da torcida até o gol de falta contra o Bahia, o capitão viveu momentos de emoção e algumas polêmicas. Apesar dos problemas, jamais viu sua idolatria arranhada junto ao torcedor e está prestes a renovar o contrato pelo menos até o final do ano.

O UOL Esporte reuniu os principais momentos do camisa 8 na Colina histórica nestes 365 dias. Aos 37 anos, Juninho disputou 50 partidas e marcou 14 gols em sua segunda passagem pelo Cruzmaltino, clube no qual é um dos jogadores mais vitoriosos. Confira abaixo:

APRESENTAÇÃO E EMOÇÃO NO RETORNO AO VASCO DA GAMA

  • No dia 11 de junho do ano passado, Juninho retornou ao Vasco e cumpriu a promessa antiga de jogar novamente em São Januário antes de encerrar a carreira. Recebido com festa, o meia concedeu entrevista coletiva na sede náutica da Lagoa e foi apresentado aos torcedores antes do empate com o Figueirense por 1 a 1. Emocionado, deu a volta no campo e saudou os cruzmaltinos incansavelmente. O evento aconteceu três dias depois do título da Copa do Brasil e contou com as presenças de Edmundo e Roberto Dinamite.

DERROTA NA ESTREIA E GOL COM A SUA MARCA

  • Cercado de expectativa e após alguns treinamentos intensos para a readaptação ao futebol brasileiro, Juninho fez o primeiro jogo no retorno ao Vasco no dia 6 de julho de 2011. E o capitão foi logo deixando a marca com a especialidade da casa: cobrança de falta. Depois de um chute de efeito, o meia abriu o placar e celebrou com os torcedores presentes ao Pacaembu. Porém, o Vasco cedeu terreno e acabou derrotado pelo Corinthians, que se tornaria campeão brasileiro, por 2 a 1. Os dois times disputaram o título até a última rodada.

VICE-CAMPEONATO BRASILEIRO E LIDERANÇA NO ELENCO

  • Juninho marcou cinco gols em 2011 e foi uma das peças importantes na campanha do vice-campeonato brasileiro. Além da experiência, o camisa 8 foi um dos líderes do elenco, assim como Felipe, Alecsandro, Fernando Prass e Diego Souza. Na Sul-Americana, fez um gol contra o Aurora na goleada por 8 a 3. O Cruzmaltino foi eliminado pela Universidad de Chile na semifinal da competição. Juninho não conquistou a Copa do Brasil, mas fez parte do grupo que resgatou o clube após o rebaixamento em 2008.

RENOVAÇÃO POR SEIS MESES E APRESENTAÇÃO EM ATIBAIA-SP

  • Para a temporada 2012, Juninho renovou o contrato por seis meses. Após firmar um vínculo com salário mínimo em 2011 e premiação por objetivos conquistados, o meia manteve a formatação por metas. Cinco dias após o elenco, se apresentou em Atibaia, interior de São Paulo, para iniciar a pré-temporada. Na ocasião, concedeu uma animada entrevista coletiva e deu as suas impressões sobre o ano do Vasco. Na época, o camisa 8 já considerava difícil a conquista do sonhado título da Copa Libertadores.

PARTICIPAÇÃO E GOL NA DESPEDIDA DE EDMUNDO

  • Assim como Edmundo o prestigiou em seu retorno ao Vasco, Juninho retribuiu o carinho do Animal ao participar do jogo de despedida de um dos maiores ídolos da torcida, no dia 28 de março. Companheiros de inúmeras conquistas, os dois, além de Felipe, fizeram a festa dos torcedores em São Januário. O Gigante da Colina venceu o Barcelona-EQU por 9 a 1, adversário contra quem o Vasco conquistou a Libertadores de 1998 com a presença do meia. Edmundo marcou dois gols e Juninho deixou a sua marca com a conhecida categoria.

DOIS GOLS CONTRA O MACAÉ E ATUAÇÃO DE GALA

  • No dia 31 de março, Juninho teve uma atuação de gala contra o Macaé, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Na opinião dos críticos, uma das melhores apresentações desde que retornou ao time de São Januário. Depois de um longo tempo, o meia voltou a marcar dois gols na mesma partida, sendo um deles uma autêntica pintura. Como sempre, foi ovacionado pela torcida e distribuiu inúmeros autógrafos antes de deixar a cidade do norte-fluminense. O jogo mostrou um bom condicionamento do veterano para seguir na temporada.

PROBLEMAS COM VIAGENS NA LIBERTADORES E MAL-ESTAR NO CLUBE

  • Durante a disputa da Copa Libertadores, Juninho causou mal-estar por não ter participado de nenhuma viagem na primeira fase. Em 11 de abril, o UOL Esporte divulgou a informação sobre o questionamento de alguns conselheiros ao seu contrato atual, no qual recebe R$ 50 mil por jogo e bonificação por gol marcado. O capitão não escondeu a decepção com a situação e desabafou no mesmo dia. O presidente Roberto Dinamite afirmou que contava com a permanência do camisa 8 em São Januário.

GOLAÇO DE FALTA APÓS NOVE MESES E RENOVAÇÃO PRÓXIMA

  • O último ato de Juninho até o momento foi na vitória por 2 a 1 sobre o Bahia, no último domingo, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro. O meia marcou um golaço de falta, o que não acontecia há nove meses. O último havia sido contra o Coritiba, em agosto do ano passado. De quebra, a renovação de contrato está próxima, e Juninho deve ser nome certo para tentar levar o Gigante da Colina ao pentacampeonato brasileiro. Pelo menos até o final do ano, a permanência em São Januário é considerada certa.