Topo

Obrigação de dar volta por cima une Ronaldinho e Jô, parceiros dentro e fora de campo no Atlético

Ronaldinho e Jô são responsáveis por momentos de descontração nos treinos - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Ronaldinho e Jô são responsáveis por momentos de descontração nos treinos Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

15/06/2012 06h00

Desde que chegou ao Atlético-MG há pouco menos de duas semanas, Ronaldinho Gaúcho elegeu o atacante Jô como seu parceiro fora de campo. Os dois jogadores têm se mostrado inseparáveis na Cidade do Galo e já foram vistos deixando juntos o CT e também o estádio Independência, após a partida com o Bahia. Além da amizade, iniciada na seleção olímpica, os dois atletas são unidos por outro ponto: a necessidade da volta por cima.

Contratado um pouco antes, Jô chegou em meio à desconfiança do torcedor atleticano por estar vindo de um período de afastamento do Internacional. Em sua apresentação oficial, em 23 de maio último, o atacante evitou falar do clube gaúcho, por considerá-lo passado, mas teve de responder a perguntas sobre a fama de “baladeiro” que considerou “injusta”. Nos dias que se seguiram à sua chegada, Cuca disse que teve uma conversa “olho no olho” e foi falado em vigilância de perto ao jogador.

Com Ronaldinho Gaúcho, contratado e apresentado no dia 4 de junho, no quarto dia após conseguir liminar na Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro, obtendo o seu desligamento unilateral do Flamengo, não foi diferente. Em sua entrevista de apresentação, o polêmico meia-atacante foi enfático ao dizer que chegava ao Atlético com o objetivo de “dar a volta por cima” em sua carreira, que vinha sendo marcada nos últimos tempos mais por questões disciplinares do que pelo futebol mostrado em campo.

E Ronaldinho Gaúcho citou, logo nessa primeira entrevista, sua amizade com Jô. Após a estreia do atacante no empate, em 1 a 1, com o Bahia, no dia 6, os dois deixaram juntos o Estádio Independência, no mesmo carro, juntamente com o irmão e empresário de Ronaldinho, Roberto de Assis.

“Além de sermos amigos, estamos tendo oportunidades de ser companheiros, estamos tendo oportunidades de jogar juntos com ele. Não só eu, mas todo o grupo está muito feliz com o desempenho dele, o esforço que vem mostrando em campo”, reconheceu Jô.

Os dois jogadores chegaram ao Atlético para a disputa do Campeonato Brasileiro, com a responsabilidade de liderarem o Atlético dentro de campo, fortalecendo o sistema ofensivo, sem terem se destacado em seus ex-clubes. Jô teve passagem apagada pelo Internacional, enquanto Ronaldinho Gaúcho até se destacou em alguns momentos com a camisa do Flamengo, que foram apagados pelos muitos problemas no clube.

  • Leonardo Soares/UOL

    Ronaldinho e Jô se elogiam e mostram entrosamento não apenas dentro, mas fora de campo

Fora de campo, ambos tiveram problemas disciplinares. O atacante foi afastado duas vezes do elenco do Internacional, treinando em separado do restante do elenco, até ser negociado com o Atlético. Já Ronaldinho Gaúcho teve uma série de faltas no Flamengo, além de ter ficado marcado por festas. Após sua saída da Gávea, via judicial, o Flamengo chegou a dizer que tinha um exame de sangue que comprovava teor alcoólico, em Ronaldinho, mas recuou depois e o clube negou a existência do teste.

Jô evita falar do passado, embora tenha reconhecido que deu “cabeçadas na vida” e considera que o afastamento do Internacional o fez retomar o rumo certo em sua carreira. Sobre Ronaldinho, ele só tem elogios e valoriza o fato de tentar passar sua experiência aos mais novos, relação na qual se inclui.

“Com a experiência que ele tem, com o que ele conquistou no futebol está sempre falando com um, com outro, principalmente com os mais jovens, como Bernard, eu que sou novo, é um cara que está sempre sorrindo, brincando, independente de ser a estrela que é, está sempre sorrindo, é sempre simpático”, observou Jô.

O atacante conta que a amizade entre os dois começou ainda na seleção olímpica do Brasil, quando atuaram juntos em 2008. Na Europa, enquanto Ronaldinho Gaúcho vestia a camisa do Milan da Itália e Jô do Manchester City, ambos se encontravam.

“Tive oportunidade de jogar com ele nas olimpíadas, pouco tempo na seleção, mas deu para nos conhecer, o destino nos colocou junto novamente, a gente vem mostrando amizade, confiança. Isso é importante, não que com outros jogadores ele não tenha amizade”, explicou o atacante.

Ronaldinho Gaúcho devolve os elogios ao novo companheiro e mostra confiança que terá boas atuações juntamente com Jô. “É um jogador jovem que tem história no futebol brasileiro, na seleção e fora do país”, afirmou.

“O Jô é um jogador que eu já conheço, fomos para olimpíadas juntos, tenho facilidade de entrosamento, isso ajuda, tenho entrosamento com ele, é um grande amigo, a gente conversa sempre”, acrescentou Ronaldinho Gaúcho.

Além do ‘parceiro’ Jô, Ronaldinho ressalta também o fato de conhecer outros jogadores do elenco atleticano, como André e o experiente meia-atacante Mancini. “O André é um grande jogador, o Mancini também muito bom jogador. Então é importante isso, ter esta amizade, companheirismo, ajuda muito”, salientou Ronaldinho Gaúcho.