Topo

Blatter diz que futebol não é responsável pelo mal da sociedade: "Nós somos vítimas"

Joseph Blatter participa de evento em homenagem aos 50 anos da Copa no Chile - EFE/Mario Ruiz
Joseph Blatter participa de evento em homenagem aos 50 anos da Copa no Chile Imagem: EFE/Mario Ruiz

Do UOL, em São Paulo

16/06/2012 16h58

O presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol), Joseph Blatter, afirmou neste sábado que o futebol não pode ser responsável por todo o mal da socidade, e que a modalidade é vítima de sua popularidade. "A violência, o racismo e a corrupção não são problemas do futebol, mas são transferidades para a nossa atividade. O futebol é vítima de sua popularidade", enfatizou Blatter, em Santiago, no Chile, onde participa das comemorações dos 50 anos da Copa do Mundo na cidade.

O dirigente suíço enfatizou que, quando mais de um bilhão de pessoas, fazem parte do futebol, "nem todos podem ser anjos", em alusão aos problemas que cercam a modalidade atualmente. As declarações foram feitas na sede da Associação Nacional de Futebol Profissional, onde foi homenageado com a Estrela de Ouro, uma condecoração que recebeu das mãos de Sergio  Jadue, presidente do futebol chileno, pela sua trajetória como dirigente.

"Quero agradecer profundamente a federação chilena em nome de todos os nossos associonados. Esta medalha não é para mim, mas sim um reconhecimento a toda a Fifa por seu trabalho dirigido para o desenvolvimento do futebol, que ajudará a juventude a ter um futuro melhor", declarou. 

Joseph Blatter, de 76 anos, destacou a situação econômica, social e cultural para elogiar o Chile, país que classificou como "pequeno paraíso", principalmente após a realização do Mundial feminino sub-20, em 2008. O dirigente ainda ressaltou que o país receberá, em 2015, a Copa América. "O Chile é um membro que eu julgo que seguirá tendo um papel importante na Fifa. Não só no aspecto esportivo", ressaltou o dirigente, que ainda declarou que espera que os chilenos estejam na próxima Copa do Mundo.

"Fizeram uma boa apresentação na Copa da África, em 2010, e são os líderes das Eliminatórias. Em breve estarão entre as dez melhores seleções do mundo no ranking da Fifa", finalizou.