Topo

Ronaldinho é homenageado em reduto de atleticanos com pintura e ritual de 'adoração'

Imagem de Ronaldinho foi pintada em reduto de atleticanos na cidade mineira de Brumadinho - Felippe Mendes/divulgação
Imagem de Ronaldinho foi pintada em reduto de atleticanos na cidade mineira de Brumadinho Imagem: Felippe Mendes/divulgação

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

19/06/2012 11h00

Tradicional ponto de encontro de torcedores do Atlético-MG, no município de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o bar do Torquato homenageou o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, contratado pelo clube mineiro no início deste mês. A imagem do jogador, com a camisa 49 e de braços abertos em alusão a Cristo, foi estampada, no último sábado, em uma das paredes do reduto atleticano.

Antes da partida com o São Paulo no último domingo, derrota do Atlético por 1 a 0 no Morumbi, frequentadores do estabelecimento fizeram a pintura na parede com grafite.

“Foi uma homenagem que fizemos para o novo ídolo do Galo. Pintamos o Ronaldinho como se fosse Cristo, de braços abertos, e sempre que tem jogo a gente faz uma adoração à imagem”, disse o proprietário do bar, Joaquim Torquato.

“Ele (Ronaldinho) sempre comemorava os gols no Barcelona de braços abertos, então decidimos colocar assim. Acho que a homenagem é válida, é um grande jogador e estou com esperança que vá dá certo no Galo”, acrescentou o comerciante.

Conhecido ponto de encontro de atleticanos em Brumadinho, o Bar Torquato é decorado com objetos com alusão ao Atlético. O símbolo do clube e o mascote, o galo, também foram pintados nas paredes, além de flâmulas penduradas pelo local.

“Aqui é o bar de atleticano. Expresso todo o meu sentimento pelo clube. Tudo que é do Atlético é bem-vindo ao bar, cada dia a gente tenta fazer uma novidade”, ressaltou Joaquim Torquato

Em 2010, o bar, que funciona de quinta-feira a domingo, e em dia de jogos do Atlético só aceita torcedores do clube, recebeu a visita do ex-atacante Marques. O ídolo atleticano foi homenageado pelo comerciante, que colocou uma foto do ex-atleta num quadro.

“Foi um momento marcante. Fiquei tão emocionado que até passei mal com a visita dele. O Marques é um grande ídolo, que deu muita alegria para a torcida”, contou Torquato.