Topo

Saídas de Loco e Herrera podem provocar 4ª baixa no ataque do Bota em 30 dias

Loco Abreu e Herrera devem deixar o Botafogo e ameaçam ataque alvinegro - André Ricardo/UOL
Loco Abreu e Herrera devem deixar o Botafogo e ameaçam ataque alvinegro Imagem: André Ricardo/UOL

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/06/2012 06h00

O Botafogo está muito próximo de perder duas referências ofensivas de seu elenco. Loco Abreu e Herrera devem pôr fim em suas passagens pelo Alvinegro ainda esta semana. Com as possíveis saídas, o Glorioso pode sofrer a quarta baixa no ataque em pouco mais de um mês. Além da 'dupla Mercosul', a diretoria já havia emprestado Caio para o Figueirense no dia 17 de maio e Jobson para o Grêmio Barueri no último dia 28.

LOCO ABREU ESTUDA SAÍDA DO BOTAFOGO E ADMITE SONDAGEM DE OUTROS CLUBES

  • O esquema tático utilizado pelo técnico Oswaldo de Oliveira pode tirar o agora reserva Loco Abreu do Botafogo. O uruguaio mantém conversas constantes com o treinador, que não abre mão de sua forma de montar o time e, consequentemente, faz com que o uruguaio tenha menos espaço. Assim, o camisa 13 afirmou nesta segunda-feira que estuda a possibilidade de sair do Alvinegro.

Loco Abreu externou sua insatisfação com o esquema do técnico Oswaldo de Oliveira e estuda uma possível saída do Glorioso. Herrera, por sua vez, foi sondado por um time dos Emirados Árabes e deve deixar o clube ainda esta semana. Assim, com as possíveis perdas, a Estrela Solitária tem o ataque esvaziado e fica com apenas três ex-juniores para o setor: Willian, Vitinho e Sassá. Por outro lado, a folha salarial do Glorioso pode sofrer uma grande queda com a saída dos gringos e deve apostar em novas contratações.

Com as prováveis saídas, o Botafogo terá que passar por uma readaptação para não ficar na dependência do ataque Mercosul, responsável por 41,9% dos gols do time na atual temporada. O Glorioso marcou 62 gols em 2012, sendo 11 feitos por Loco Abreu e 15 por Herrera.

Mas ainda existe a remota possibilidade de manutenção de Loco Abreu. Sem Herrera, o uruguaio voltaria ao time titular e não teria mais motivo para deixar o Botafogo. Entretanto, Oswaldo de Oliveira não abrirá mão de seu esquema tático, onde o camisa 13 já admitiu não se encaixar. O atacante, inclusive, afirmou que aceita disputar posição com outro jogador, mas que não tem como brigar contra a forma de jogar escolhida por seu comandante.

Enquanto Loco Abreu defendia a seleção uruguaia, o técnico Oswaldo de Oliveira testou Elkeson na posição e gostou do resultado. O meia teve um bom aproveitamento no ataque e foi elogiado pelo treinador que gosta do poder de finalização do camisa 9. A opção, no entanto, não ganhou força já que ele está envolvido em uma negociação com o Bologna-ITA. A proposta apresentada não agradou à diretoria. Como a possibilidade do atleta ficar é grande, o comandante poderá repensar seu aproveitamento como única referência na frente.

Apesar do bom momento no Campeonato Brasileiro, a semana do Botafogo será decisiva. Além das iminentes saídas de Loco e Herrera, o Alvinegro também recebeu uma sondagem por Maicosuel, mas o valor foi considerado baixo pelo presidente Maurício Assumpção. Elkeson ainda está na mira do Bologna, que prometeu enviar nova proposta, o que não ocorreu até o momento.