Topo

Brasil de Pelotas tenta nova liminar para paralisar a Série D a um dia de seu início

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

22/06/2012 20h05

Um dia antes do início da Série D, o Brasil de Pelotas tentou, novamente, uma medida judicial para não deixar que a competição inicie. Na última quarta-feira, o time do sul do país pediu para a mesma juíza que já havia negado a sua ascensão à Série C, uma reconsideração da ação. O pedido foi mais uma vez negado pelo TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul).

Com a negativa, o time recorreu aos mesmos desembargadores que haviam aceitado o primeiro pedido e dado a vaga na Série C para o Brasil. Apesar da decisão inicial ter sido a favor da equipe gaúcha, desta vez, a Câmara acompanhou a juíza e também negou a tentativa de melar o início da competição.
 

"Provocada novamente pelo Brasil, a juíza despachou reiterando que não reconsideraria a sua decisão. Com base nisso, o Brasil recorreu ao mesmo relator que, inicialmente, havia aceito o pedido de reinclusão na Série C. Desta vez, entretanto, o Desembargador Aquino negou seguimento ao recurso, considerando-o manifestamente improcedente", disse o advogado do Santo André no caso, Maurício Ferrão.

Vale destacar que o time do ABC paulista precisa ser representado por ser o prejudicado caso o Brasil reconquistasse a vaga na Série C. 

"O Brasil queria evitar que sua estreia na Série D acontecesse. Se acontecer neste domingo, como o programado, não tem mais o que faz, pois o Direito considera fato consumado", completou Ferrão.

Sendo assim, o início da Série D fica mantido para este sábado. O Brasil de Pelotas joga no dia 24, no próximo domingo, contra o Arapongas, do Paraná. A Série C também terá seu percurso mantido.

As insistentes medidas do Brasil na Justiça Comum incomodam a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Isso porque a Fifa não vê com bons olhos quando um time age fora da esfera esportiva contra as confederações. Tudo começou pelo time gaúcho não concordar com a perda de seis pontos no ano passado pela escalação irregular de um atleta. Essa punição acarretou no rebaixamento da equipe para 2012.