Topo

Médicos do Flu superestimam prazo de volta de T.Neves para evitar nova polêmica

Sem jogar desde o fim do mês passado, Thiago Neves pode voltar contra o Náutico - Dhavid Normando/Photocamera
Sem jogar desde o fim do mês passado, Thiago Neves pode voltar contra o Náutico Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Jorge Lourenço

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/06/2012 06h10

O meia-atacante Thiago Neves está liberado pelo departamento médico do Fluminense e cabe apenas à comissão técnica do clube decidir se ele tem ou não condições de entrar em campo no sábado, contra o Náutico, pelo Campeonato Brasileiro. A rápida recuperação do jogador, inclusive, surpreendeu quem acompanha o cotidiano tricolor e evitou novos questionamentos ao setor. Inicialmente, o DM deu um prazo de 45 dias para a recuperação do atleta, um período muito acima da média para o tratamento de uma artroscopia no menisco.

EMPRESÁRIO DE SOBIS VALORIZA O FLU E MANTÉM FÉ NA PERMANÊNCIA DO ATLETA

  • Procurado pelo UOL Esporte, Jorge Machado minimizou as chances de Sobis ir para outro clube brasileiro, apesar das investidas de Grêmio e Internacional. Hospedado no Rio de Janeiro junto com representantes da Al-Jazeera, o agente participará de nova rodada de reuniões ao longo desta semana e diz que ainda são grandes as chances de o jogador permanecer nas Laranjeiras

Em média, indica-se o retorno às atividades esportivas para pacientes submetidos a esse procedimento após três semanas. O período bate com o tempo que Thiago Neves demorou para voltar a treinar com bola nas Laranjeiras. Operado no dia 31 de maio, ele passou a trabalhar sem restrições na última sexta-feira, dia 22 de junho.

O período excessivo de recuperação apontado pelo clube antes da cirurgia foi indicado com o objetivo de minimizar possíveis desgastes do departamento médico. Além de ser questionado pelo excessivo número de lesões, os profissionais do setor também viram alguns dos prazos estipulados se estenderem além do limite.

A torção do tornozelo direito de Diguinho, por exemplo, foi avaliada como uma lesão pouco grave no final de abril e acreditava-se que o volante ao menos retomaria os treinos na semana seguinte. Dois meses depois, ele ainda não voltou a vestir a camisa do Fluminense.

Pouco antes da cirurgia de Thiago Neves, o presidente da patrocinadora Unimed, Celso Barros, chegou a fazer um desabafo ao coordenador do departamento médico, Victor Favilla, numa conversa particular. "Nós pagamos uma grana para esses caras e eles vivem se machucando", disse ao saber do procedimento ao qual o camisa 7 seria submetido, mas sem atribuir culpa ao jogador ou ao departamento médico.

UOL Esporte tentou entrar em contato com o departamento médico do Fluminense, mas o responsável do setor, Victor Favilla, está em uma viagem aos Estados Unidos. De acordo com a assessoria de imprensa do Fluminense, os prazos fornecidos pelo DM são estimativas que variam de acordo com o tempo de recuperação de cada atleta.

O próprio médico do clube, Douglas Santos, disse à época que o prazo dependia mais do próprio jogador. O meia-atacante Thiago Neves atribuiu sua recuperação antes do previsto ao bom trabalho do setor. "Graças a Deus, estou aliviado. O departamento médico do Fluminense, a comissão técnica e a fisioterapia do Fluminense me deram todas as condições de realizar a cirurgia e hoje eu estou muito bem. Aos poucos, vou adquirindo ritmo de jogo novamente para ajudar os meus companheiros", falou.

Vale lembrar que, no final do ano passado, o técnico Abel Braga reclamou nas entrelinhas do departamento médico pela indicação de que Fred teria condições de entrar em campo num jogo contra o Internacional. Na ocasião, o treinador disse que “algumas pessoas têm que perder a vaidade” e defendeu o atacante, vítima de um problema na panturrilha, das críticas.