Topo

Fifa autoriza times a ter 12 jogadores no banco; CBF marca mudança para 2013

Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa: mudança está em emendas à regra do esporte - Fabrice Coffrini/AFP
Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa: mudança está em emendas à regra do esporte Imagem: Fabrice Coffrini/AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/06/2012 19h35

A Fifa autorizou os times de futebol a ter até 12 jogadores no seu banco de reservas. A mudança está em emendas à regra do esporte divulgadas pela entidade máxima do futebol e vale a partir de 1° de julho. No Brasil, porém, o aumento do número de reservas vale só a partir de 2013.

A CBF divulgou nesta quinta-feira um comunicado informando que vai adotar as emendas feitas pela Fifa. Entretanto, isso vai ocorrer somente no início da próxima temporada.

Atualmente, só sete jogadores podem ficar no banco de reservas em competições oficiais. Os técnicos podem fazer até três trocas durante o jogo. Esse número continuará o mesmo.

Outra mudança divulgada pela Fifa diz respeito à escalação antes das partidas. Agora, os times podem começar uma partida com formação diferente da informada ao árbitro. O árbitro terá de identificar a mudança de última hora e informar sua equipe.

As emendas também tratam dos casos de paralisação de partidas e do reinício com bola ao chão. Agora, caso a bola seja chutada diretamente para o gol, o gol não valerá. Será concedido tiro de meta ou escanteio, dependendo do time que chutar a bola.

De acordo com a Fifa, toda a publicidade colocada à beira do gramado de futebol deverá ficar a pelo menos um metro de distância da linha do campo. Já as cintas adesivas usadas por jogadores por cima de meiões, por exemplo, não poderão mais ter cor diferente da do uniforme.