Topo

Fla estuda cinco nomes para substituir Joel; veja o que impede cada negociação

Cúpula do Flamengo tem se reunido com frequência para definir substituto de Joel - Divulgação/ Fla Imagem
Cúpula do Flamengo tem se reunido com frequência para definir substituto de Joel Imagem: Divulgação/ Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/06/2012 06h10

Em pouco mais de uma semana, a diretoria do Flamengo se reuniu diversas vezes e para buscar um substituto para o técnico Joel Santana, que tem o seu cargo cada vez mais ameaçado no comando do time. Com sugestões das mais variadas, cinco nomes foram estudados pela cúpula rubro-negra, mas ainda encontram resistência para seguir as respectivas negociações: Dunga, Jorge Sampaoli, Marcelo Oliveira, Adilson Batista e Renato Gaúcho.

Além da questão financeira, problema do clube em todas as conversas por reforços, o envolvimento de possíveis nomes em competições com seus atuais clubes e a rejeição interna de outros adiam uma decisão. O UOL Esporte preparou uma lista com os motivos que impedem o bom andamento das negociações com cada postulante ao cargo de Joel Santana.

DUNGA: PREFERIDO DA PRESIDENTE, MAS SOFRE QUESTIONAMENTOS INTERNOS

Mesmo sem trabalhar desde a Copa do Mundo de 2010, Dunga é o grande preferido da presidente do clube, Patricia Amorim, e de Zinho, diretor-executivo de futebol. O que pesa contra: o longo tempo de inatividade e os problemas de relacionamento no comando da seleção brasileira têm gerado uma série de questionamentos nos corredores da Gávea. Membros da diretoria conversaram com pessoas próximas ao capitão do tetra, mas nenhuma negociação foi aberta até o momento.

JORGE SAMPAOLI: CONCORRÊNCIA COM ÁRABES E COMPROMISSOS NA 'LA U'

Considerado o principal técnico do futebol sul-americano da atualidade, o treinador da Universidad de Chile foi outro nome levantado nas rodas da alta cúpula rubro-negra. O que pesa contra: o argentino tem propostas milionárias do mundo árabe e ainda está envolvido com a final do Torneio Apertura, a ser realizada neste final de semana. O Fla aguarda de longe o desfecho dos casos e ainda não abriu uma negociação.

MARCELO OLIVEIRA: COMPROMISSO COM O CORITIBA ATÉ 11 DE JULHO

Bem cotado no mercado nacional de treinadores e considerado barato, o técnico do Coritiba, Marcelo Oliveira, chegou a ser considerado a aposta ideal pelos dirigentes rubro-negros. O que pesa contra: o comandante do alviverde da capital paranaense está envolvido com a disputa da final da Copa do Brasil até o dia 11 de julho. A cúpula do Flamengo busca outras soluções por entender que não será possível esperar mais duas semanas.

ADILSON BATISTA: REJEIÇÃO INTERNA E FRACASSOS RECENTES

Após ser demitido do Atlético-GO no último mês, passou a "frequentar" as conversas da diretoria do Flamengo, ainda que não fosse visto como solução. O que pesa contra: o fraco desempenho nos últimos clubes que passou acabaram esfriando uma possível negociação. Sem desempenho de destaque desde 2010, quando dirigiu o Cruzeiro, sofre grande rejeição interna entre membros influentes do comando do Flamengo.

RENATO GAÚCHO: ANTES PRIMEIRA OPÇÃO, FOI "DERRUBADO" INTERNAMENTE

No primeiro momento de turbulência sofrido por Joel Santana, Renato Gaúcho era a principal opção da diretoria rubro-negra e chegou a ser procurado. Nas últimas reuniões, o nome do folclórico treinador voltou a ser lembrado. O que pesa contra: não se encaixa nos padrões pedidos pelo departamento de futebol e acabou sendo "derrubado" por parte da cúpula. Pela força que tem junto a figuras importantes do clube, seu nome, entretanto, não foi descartado completamente. Pode ser uma opção ainda.