• ENTRE
Topo

Seedorf surpreende Bota com português fluente e comparação com azarão da Euro

Clarence Seedorf surpreendeu ao comparar Botafogo com a Grécia durante coletiva - Bernardo Gentile/UOL Esporte
Clarence Seedorf surpreendeu ao comparar Botafogo com a Grécia durante coletiva Imagem: Bernardo Gentile/UOL Esporte

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/07/2012 06h00

Em sua primeira entrevista como jogador do Botafogo, Seedorf era só sorrisos - algo frequente em suas aparições desde a chegada ao Rio de Janeiro. Mas não foi a simpatia que chamou mais a atenção no encontro com a imprensa. Ao longo dos 57 minutos de conversa, o holandês demonstrou atitude e não fugiu de assuntos polêmicos. O português fluente foi a grata surpresa, mas a admiração pelo Flamengo e a comparação do clube alvinegro com a Grécia, zebra da Eurocopa de 2004, geraram certo desconforto - rapidamente superado.

SEEDORF É APRESENTADO, AGRADECE CARINHO E DIZ QUE BOTA QUER O TÍTULO'

  • A primeira coletiva de Seedorf como jogador do Botafogo ocorreu no Palácio da Cidade, onde foi recebido pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O presidente Maurício Assumpção entregou uma camisa com o número 10 ao holandês, que a vestiu em seguida. As primeiras palavras foram de agradecimento ao carinho recebido dede sua chegada. Depois, o apoiador deixou claro que veio ao Brasil com o objetivo de ser campeão e disse que o Gloriso deve sonhar com o título do Brasileirão.

A declaração que pegou os botafoguenses desprevenidos ocorreu quando Seedorf foi questionado sobre as chances da equipe de conquistar o título nacional. "Minha sensação é que esse grupo é unido. Em 2004, a Grécia ganhou a Eurocopa. Por que o Botafogo não pode ganhar o Campeonato Brasileiro?", indagou o camisa 10.

Segundo alguns dirigentes, a comparação não chegou a gerar um mal-estar, mas também não agradou. Mesma sensação provocada quando o holandês admitiu a admiração pelo rival Flamengo. Seedorf declarou ser fã em 2006, após uma das tradicionais peladas de fim de ano de Zico, ídolo rubro-negro. Mas os dois assuntos foram rapidamente superados em General Severiano.

A simpatia demonstrada pelo holandês cativou dirigentes e alguns funcionários do clube que já tiveram contato com o jogador. O fato de sempre estar com um sorriso no rosto e demonstrar interesse nas conversas agradou. Além disso, Seedorf chegou ao Rio de Janeiro com muita disposição e surpreendeu a diretoria. Na sexta-feira, o camisa 10 utilizou a academia do clube para se exercitar. Já no sábado, preferiu dar uma breve corrida na orla de Ipanema para manter a forma. Nesta segunda-feira pediu para correr no campo de General Severiano, mas foi barrado por questões burocráticas.

Outra característica que repercutiu positivamente foi o espírito de equipe demonstrado por Seedorf. Em sua breve aparição no vestiário do Botafogo antes do confronto contra o Bahia, o holandês cumprimentou todos os jogadores individualmente e desejou boa sorte no confronto. O contato foi rápido a pedido do próprio camisa 10 para que não prejudicasse a preparação de seus novos companheiros.

A expectativa é que Seedorf treine normalmente com o restante do grupo nesta terça-feira, pela manhã, em General Severiano. Apesar de aparentar boa forma física, o meia precisará de alguns dias de preparação para alcançar o nível desejado. O meia ainda não tem data definida para estrear, mas o primeiro jogo pelo Alvinegro deve ser no dia 22, contra o Grêmio, no Engenhão.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade