Topo

Treinador brasileiro Joel Carlos Gustavo morre aos 49 anos na Costa do Marfim

Brasileiro Joel Carlos Gustavo, técnico na Costa do Marfim, que morreu aos 49 anos - Reprodução/Facebook
Brasileiro Joel Carlos Gustavo, técnico na Costa do Marfim, que morreu aos 49 anos Imagem: Reprodução/Facebook

Das agências internacionais

Abidjan (Costa do Marfim)

10/07/2012 10h27

O treinador Joel Carlos Gustavo, brasileiro radicado na Costa do Marfim, faleceu aos 49 anos de idade em Abidjan. Ex-jogador de futebol, ele era técnico de nome no país africano, e morreu em um hospital da capital marfinense na noite desta segunda-feira em decorrência de uma parada cardíaca, de acordo com a imprensa marfinense.

Joel, que passou pelo Vasco da Gama quando atleta, era natural do Rio de Janeiro e chegou à Costa do Marfim em 1994 após uma passagem por Burkina Faso. No início de sua trajetória no país como treinador, ele comandou o AS Oumé, da primeira divisão marfinense, na disputa do Campeonato nacional, por onde teve uma rápida passagem.

Em seguida, Carlos Gustavo - como ficou conhecido em terras marfinenses - se juntou ao francês Jean-Marc Guillou e ambos fundaram a academia Mimosifcom, de formação de jogadores do clube ASEC Mimosas desde as categorias de base - tida como a mais famosa escolinha do país.

Pelas mãos de Joel Carlos passaram nomes hoje bastante conhecidos no futebol mundial e da seleção marfinense, como os irmãos Kolo e Yaya Touré, ambos atuais campeões ingleses pelo Manchester City; Salomon Kalou, que acaba de se desligar do Chelsea; Didier Zokora, hoje no Trabzonspor-TUR; Gervinho, atleta do Arsenal, cujo nome é Gervais Yao Kouassi, e teve o apelido dado pelo técnico brasileiro; Romaric, de nome de batismo Christian Koffi NDri; e Aruna Dindane, ex-atacante do elenco nacional.