Topo

Felipão relembra Copa de 2002 e diz que Edílson e Vampeta salvaram equipe de bronca

Do UOL, em São Paulo

15/07/2012 12h44

Com o Brasil perdendo a estreia por 1 a 0, Felipão pretendia dar uma bronca em seus comandados no intervalo da partida contra a Turquia, na Copa de 2002. Em uma entrevista que comemorou os dez anos da conquista, o técnico relembrou que, na ocasião, Edílson Vampeta e Luizão foram os responsáveis por contê-lo no vestiário.

“Desci para o vestiário para dar uma bronca neles, porque eu cantei que o gol sairia daquele jeito e saiu. Mas quando eu desci, o Luizão, o Vampeta e o Edilson apagaram o fogo. Me puxaram e disseram ‘vamos virar, fica tranquilo’. O Juninho [lateral Junior] também me pediu calma”, disse Felipão ao "Esporte Espetacular", da Rede Globo

Na ocasião, o Brasil fazia seu primeiro jogo após uma preparação criticada, diante de um adversário teoricamente mais fraco. Felipão entendeu os pedidos e poupou os jogadores, entendo que uma bronca naquele momento poderia desestabilizar a equipe.

A tática, como se sabe, deu certo. Na conversa com o narrador Cleber Machado, Felipão contou alguns casos de bastidores do time. Hoje comandante do Palmeiras, ele lembrou que instituiu um comitê formado por Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldo e Roque Júnior para ajudar Cafu como capitão, que se irritou com a displicência do time antes do terceiro jogo e que deu uma atenção especial a Kaká.

“No dia do nosso embarque, ele chegou com a mãe e a avó na sala que era reservada a nós. Elas me agradeceram por tê-lo convocado, mas pediram que eu tomasse conta dele. Aquilo me marcou, e eu disse que tenho um filho da mesma idade e que cuidaria como se fosse o meu filho”, disse Felipão.