Topo

Maradona diz que Corinthians parece clube italiano; Tite concorda: 'ele observou bem'

Argentino elogiou o time paulista, com destaques a Ralf, Paulinho e Cássio - Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Argentino elogiou o time paulista, com destaques a Ralf, Paulinho e Cássio Imagem: Ricardo Nogueira/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

19/07/2012 06h00

Diego Armando Maradona se surpreendeu com a maneira como o Corinthians derrotou o Boca Juniors nas finais da Libertadores. O ex-jogador argentino elogiou a performance do time paulista, disse que a equipe do Parque São Jorge tem característica de clube italiano e destacou o goleiro Cássio e os volantes Paulinho e Ralf.

Bem humorado, Maradona disse à rádio Metro, da Argentina, que Ralf e Paulinho eram dois “orangotangos” em campo, impedindo qualquer avanço dos jogadores do Boca.

“É uma equipe totalmente atípica das demais brasileiras. Ele se parece muito mais como um time italiano do que de seu país. Uma equipe muito organizada, que sai em contragolpe, preenche os espaços e que tem dois orangotangos no meio de campo que chegam em todas as bolas e um goleiro que abre os braços e alcança as duas traves", comentou Maradona.

Tite concordou com a análise feita por Maradona de que o Corinthians apresenta estilo “italiano” de jogo. O treinador ressaltou que todos os 11 titulares têm dever de marcar intensamente e que jamais a equipe parte para o ataque de maneira desordenada.

No triunfo do Corinthians por 3 a 0 contra o Flamengo, no Engenhão, o elenco alvinegro novamente foi perfeito taticamente, analisa Tite.

“Em relação à equipe, fazemos uma linha de 4 parecida com a da Europa. O Maradona observou bem. Lá eles não liberam os 2 laterais [para o ataque]. Não é porque o técnico não gosta. É porque o sistema é assim. Burro seria eu se o Alessandro jogasse igual ao Leo Moura [avanços frequentes]. Mas se eu tivesse o Leo Moura, seria diferente”, explica.