Topo

Negociações com argentinos expõem gafes e falta de informação da diretoria do Santos

Diretoria teve problemas nas negociações com Martínez, Riquelme e Patito Rodríguez - Daniel Marenco/Folhapress
Diretoria teve problemas nas negociações com Martínez, Riquelme e Patito Rodríguez Imagem: Daniel Marenco/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

03/08/2012 06h00

A diretoria do Santos tentou reforçar o time no segundo semestre deste ano com jogadores argentinos, porém, enfrentou problemas em todas as negociações. As transações com Martínez, Cabral, Patito Rodríguez e até Riquelme expõem gafes, falta de informação e pouca eficácia na briga com os concorrentes.

DIRETORIA ACALMA MURICY RAMALHO

  • Neco Varella/Agência Freelancer

    Santos acalma Muricy em reunião e promete usar dinheiro da TV para trazer 'reforço de peso'

O meia-atacante Patito, do Independiente, foi o único argentino contratado. O Santos, no entanto, não consegue regularizar a documentação do jogador após duas semanas de acordo assinado. A falha dos dirigentes foi a falta de informação sobre o problema do clube de Patito com a AFA (Associação de Futebol Argentino).

Explica-se: as contas oficiais do Independiente estão bloqueadas pela AFA por uma dívida milionária. Qualquer recurso que entra ou sai do clube é conferido pela AFA. Após descobrir o problema, o Santos recuou no pagamento por Patito.

“O Santos contrata, mas algumas condições são inerentes de cada país, então você acaba não tendo informações de todas as situações. O Santos só vai pagar quando isso for resolvido", afirmou o gerente de futebol, Nei Pandolfo.

Em relação aos jogadores do Vélez Sarsfield, o superintendente Felipe Faro foi à Argentina, mas não conseguiu selar o acordo e, ainda por cima, viu o arquirrival Corinthians atravessar o negócio e fechar a contratação de Martínez por telefone.

Como estavam em Bueno Aires na época, os diretores santistas acreditaram que o Corinthians não seria problema na concorrência.

"Acho que o Santos tem alguns diferenciais importantes: o histórico recente, com oito campeonatos disputados e cinco títulos. Isso atrai atletas. Você fala com representantes sobre o Santos e as coisas mudam. O Martínez nos declarou isso. Contamos com carisma e o peso da camisa do Santos", afirmou Pandolfo, quando foi questionado sobre o interesse do Corinthians em Martínez na ocasião.

A última gafe aconteceu após o fechamento da janela de transferências para vinda de atletas de fora do país. A diretoria santista utilizou um intermediário para negociar com Riquelme e acreditava que o craque tinha rescindido contrato com o Boca Juniors.

Após uma semana de conversas e até discutir valores de salário, os dirigentes santistas descobriram que o vínculo de Riquelme está apenas suspenso. Neste caso, a diretoria nega que negociou com o camisa 10 do Boca.

Fiascos na Argentina provocam criticas de Muricy

O técnico Muricy Ramalho disparou contra o superintendente Felipe Faro devido à falta de eficácia da diretoria santista em reforçar o time para a sequência desta temporada.

“O Felipe Faro que é quem contrata. Essas coisas não aceito no futebol, ficar nessa situação. Sou um cara que brigo pelo time, mas foi muito devagar (a diretoria)”, reclamou Muricy, que acusou falta de planejamento dos dirigentes santistas.

“Demoramos e agora estoura no treinador. Sempre no Brasil é assim, mas eu não me importo, não entrego os pontos, vou lutar pra caramba. Faltou planejamento? Não! Foi feito, foram feitas reuniões, mas não chegaram os reforços. Só que tenho as costas largas, seguro a bronca e vou lutar, mas que não está certo, não está”, completou.