Topo

Grêmio aposta em acessibilidade e faz da Arena único estádio do país 100% adaptado

Arena do Grêmio terá 100% de acessibilidade para portadores de dificuldades especiais - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Arena do Grêmio terá 100% de acessibilidade para portadores de dificuldades especiais Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/08/2012 09h01

A Arena do Grêmio traz a promessa de se tornar o estádio mais moderno do país - independente de ser usado somente como campo de treinamento na Copa do Mundo de 2014. Para isso, não se esqueceu dos portadores de necessidades especiais. Com 100% de acessibilidade, a nova casa gremista será o único do país a receber em qualquer ponto este público.

Grêmio e Bahia jogam pela 14ª rodada

  • O jogo marca reencontro do time tricolor com Caio Jr, que foi treinador no Olímpico no começo do ano

Ao todo são 270 espaços para cadeirantes, pessoas com dificuldades de locomoção, obesos e demais exemplos de quem necessita de adaptação de espaço. Eles estão divididos entre o anel superior, chamado 'gold', área vip e o anel inferior do estádio.

Para chegar às arquibancadas serão quatro rampas nas extremidades do estádio, além de 18 elevadores disponíveis para tal situação. Também estão construídos mais de 70 sanitários adaptados com vaso, lavatório e barras de apoio.

"É o único estádio no país, incluindo todos as obras para Copa do Mundo, com 100% de acessibilidade. Há opções para vermos os jogos", disse Osório Portela, porta-voz da acessibilidade na Arena, ao UOL Esporte.

De qualquer ponto disponível, os portadores de necessidades especiais terão boa visão do campo, ao contrário do posto improvisado que atualmente há no Olímpico. Em comparação com as obras para Copa do Mundo ou demais estádios do país, outros também possuem espaços destinados a cadeirantes - mas não em todos os 'andares' da Arena.

"O Olímpico não foi pensado para isso. É muito antigo, e no passado não havia essa preocupação. Hoje colocamos o pessoal de forma improvisada perto dos camarotes. Mas quando fomos construir a Arena, pensamos em tudo. Foi sempre uma de nossas prioridades a questão dos cadeirantes. Todos ficarão bem acomodados, isso é um orgulho para todos", afirmou o presidente Paulo Odone.

A Arena do Grêmio tem inauguração prevista para dia 8 de dezembro. Um amistoso contra o Hamburgo marcará o início das atividades. Além disso, uma série de festividades serão realizadas, entre elas um grande show ainda com atração indefinida.

O Olímpico, que será entregue a OAS - empresa que constrói a nova casa - e dará lugar a um empreendimento imobiliário, também receberá festa de despedida. Uma apresentação da cantora Madonna está definida para 9 de dezembro e um amistoso reunindo ex e atuais atletas também será realizado.