Topo

CBF nega inscrição para Jóbson e Avaí pode tentar reverter situação no STJD

CBF negou a inscrição do atacante, mas Jóbson treina com o grupo desde a semana passada - Bernardo Gentile/UOL Esporte
CBF negou a inscrição do atacante, mas Jóbson treina com o grupo desde a semana passada Imagem: Bernardo Gentile/UOL Esporte

Do UOL, em Porto Alegre

08/08/2012 11h17

A Confederação Brasileira de Futebol respondeu negativamente a consulta do Avaí sobre a possibilidade de inscrever o atacante Jóbson para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O departamento jurídico da CBF entende que o jogador atuou pelo Botafogo, na Copa do Brasil, e pelo Grêmio Barueri, na Série B, e não pode defender um terceiro clube na mesma temporada em uma competição nacional.

“Um clube não poderá incluir em sua equipe um atleta que já tenha atuado por dois outros clubes, em quaisquer das séries do Brasileiro, na mesma temporada, em consonância com determinação da FIFA”, versa o artigo 49 do capítulo IV do Regulamento Geral das Competições.

O Avaí entende que a Copa do Brasil não pode ser considerada com o mesmo peso de um campeonato brasileiro e pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva solicitando uma ação declaratória que permita a inscrição do jogador. O clube e a Federação Catarinense de Futebol entendem que a negativa da CBF ocorre por um ofício emitido em junho, que proíbe os clubes de inscrever jogadores em mais de dois clubes na mesma temporada, como determina a Fifa.

Enquanto o imbróglio não é resolvido, Jóbson treina no Avaí esperando a liberação para fazer a estreia pelo clube catarinense. O técnico Hemerson Maria aguarda uma definição e evita comentar sobre a situação do atleta.

“Esse é um assunto do Marcelinho, do Julio Rondinelli [coordenador de Futebol Profissional] e da direção. O Jóbson treinou com os atletas que não foram relacionados [na terça-feira]. Eu sou pago para trabalhar com os jogadores e quem contrata é a diretoria. Todos os dirigentes sabem das nossas necessidades. Não podemos nos empolgar com a vitória, a equipe precisa agregar mais qualidade, pois o campeonato é longo”, afirmou Hemerson.

O departamento jurídico do Avaí promete tentar uma reversão da situação, mas evita revelar a estratégia que utilizará para tentar a liberação de Jóbson.