Topo

Diretoria do Palmeiras teme assédio da seleção brasileira em cima de Felipão

Felipão pode voltar a comandar a seleção brasileira, dessa vez, em casa - Fernando Donasci/UOL
Felipão pode voltar a comandar a seleção brasileira, dessa vez, em casa Imagem: Fernando Donasci/UOL

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

12/08/2012 06h00

Se resolver demitir Mano Menezes, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, conversará com Luiz Felipe Scolari para saber se seu desejo é voltar ao banco em que se consagrou pentacampeão mundial. O mandachuva do futebol no país já conversou antes mesmo da Olimpíada com Arnaldo Tirone, presidente do Palmeiras, e gostou das declarações públicas do técnico gaúcho de que seu único objetivo em 2013 era dirigir uma seleção após seu contrato com o time do Palestra Itália. A situação preocupa a diretoria palmeirense.

Assim como havia revelado em abril o UOL Esporte, logo que Marin assumiu a CBF, Felipão passou a ser o número 1 da lista de sombras de Mano Menezes. A queda em Londres para um time considerado de segundo escalão torna o cenário praticamente irreversível para o ex-comandante do Corinthians.


A reportagem conversou com membros da diretoria que preferiram não se identificar ao falar da situação. Todos admitem que a sondagem da CBF é algo que dificultará, e muito, a renovação com o treinador campeão da Copa do Brasil de 2012. Instantaneamente após a queda na Inglaterra, no Twitter, o nome de Felipão já virou um dos mais comentados para substituir Mano. Como resposta à intensa movimentação, o diretor jurídico, Piraci de Oliveira, disse que "não queria perder o melhor técnico do Brasil".

Na avaliação de colegas de Marin, caso opte por substituir Mano Menezes, o presidente da entidade máxima do futebol brasileiro não fará apostas. Contratar um medalhão, como é o caso de Felipão, tira de suas costas a responsabilidade pela escolha.

Na época da primeira sondagem de Marin em Felipão, Tirone já começou a se movimentar para procurar um possível substituto. O nome que mais lhe agradava na época era Dorival Jr., hoje, tentando reerguer o Flamengo. 

Os únicos que vibram com essa possibilidade é a ala que é contra a permanência de Luiz Felipe Scolari mesmo com o título conquistado em Curitiba. Os conselheiros se animam com a possibilidade e vêem com bons olhos a chance de Marin tirar o treinador do Palmeiras.