Topo

Fabrice Muamba anuncia aposentadoria cinco meses após ataque cardíaco

Fabrice Muamba anunciou sua aposentadoria nesta quarta-feira - AP Photo/LOCOG, Joe Giddens
Fabrice Muamba anunciou sua aposentadoria nesta quarta-feira Imagem: AP Photo/LOCOG, Joe Giddens

Do UOL, em São Paulo

15/08/2012 10h16

O jogador de futebol Fabrice Muamba anunciou sua aposentadoria, cinco meses depois de sofrer uma parada cardíaca durante uma partida da sua equipe, o Bolton, contra o Tottenham pela Taça da Inglaterra.

O coração do agora ex-meio-campista chegou a parar por 78 minutos, depois que ele desmaiou em campo e teve um colapso. Sua vida só foi salva pela intervenção dos médicos dos dois times. Durante todo o período, os médicos deram 15 choques desfibriladores. O atleta precisou ficar internado por quatro semanas em um hospital de Londres.

Com 24 anos, ele tinha a esperança de voltar aos gramados, mas após ouvir as recomendações dos diversos especialistas em coração que frequentou, tomou a decisão. "Desde o dia do episódio, permaneci com ideias positivas de que poderia retornar um dia. A notícia que recebi, obviamente, não foi o que eu esperava e isso significa que estou anunciando minha aposentadoria do futebol profissional".

Apesar de triste, o jogador fez questão de agradecer o fato de estar vivo e a todos os torcedores que o apoiaram ao longo da sua breve carreira. O jogador ainda se disse abençoado por ter o apoio dos "incríveis" torcedores do Bolton, da família e amigos.

"O futebol foi a minha vida desde que eu era um adolescente e ele me deu tantas oportunidades. Acima de tudo, eu amo o jogo e me considero muito sortudo por ter sido capaz de jogar ao mais alto nível."

O presidente do Bolton, Phil Gartside também lamentou a aposentadoria do jogador.de origem congolesa. "É realmente incrível estarmos com Muamba aqui. Estamos desapontados por não vê-lo mais em campo, mas temos que acatar as recomendações médicas. O mais importante é que Fabrice e sua família tem uma vida pela frente".