Topo

Mustafá Contursi consegue colocar em votação proposta que institui amadorismo no Palmeiras

Mustafá Contursi, ex-presidente do Palmeiras, quer Conselho Gestor - Tom Dib/Futura Press
Mustafá Contursi, ex-presidente do Palmeiras, quer Conselho Gestor Imagem: Tom Dib/Futura Press

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

18/08/2012 14h10

Depois de algum tempo sem aparecer no noticiário, Mustafá Contursi volta à tona no Palmeiras. O UOL Esporte apurou que o ex-presidente conseguiu colocar sua proposta de formação de um Conselho Gestor para o futebol em pauta junto com a votação das eleições diretas. Na prática, o plano de Mustafá reforça o amadorismo no principal setor do clube. 

MOVIMENTO ACORDA, PALMEIRAS COMEMORA VOTAÇÃO DAS DIRETAS

"Entendemos ainda que as Diretas minimizarão as vicissitudes inseridas no atual contexto político do Palmeiras, gerando oportunidades para a priorização da meritocracia na escolha de cargos importantes na direção de nossa entidade", afirma comunicado distribuído à imprensa

Isso porque a ideia do ex-presidente é manter o controle do departamento de futebol nas mãos de conselheiros e associados do Palmeiras, o que impede a profissionalização do setor. Hoje, há um resquício de profissionalismo com apenas um diretor profissional, que é o ex-jogador César Sampaio. Além disso, se aprovado, o Conselho Gestor deixa o presidente do clube com poder apenas para a parte social, ou seja, sem poder de decisão no setor que atrai cerca de 16 milhões de torcedores.

Além de concordarem com inclusão da proposta do Conselho Gestor na votação, os oposicionistas conseguiram convencer o presidente do Conselho Deliberativo, José Ângelo Vergamini, a convocar a votação das eleições diretas por tirarem a ação judicial que moviam contra o "engavetamento".

Ex-diretor de futebol e um dos grandes entusiastas da mudança estatutária, Wlademir Pescarmona considera justo que a proposta de Mustafá vá para votação do Conselho desde que uma mudança não seja atrelada a outra.

"O Mustafá foi lá e conseguiu as assinaturas necessárias para colocar a proposta dele em votação. Ele fez o processo normal, que precisa ser feito e tem o direito de ter o Conselho votado. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra, são parágrafos independentes. Ou seja, a gente pode aprovar as diretas e pode reprovar o Conselho do Mustafá", disse Pescarmona.

Os processos para que as eleições diretas e o Conselho Gestor sejam oficializados são iguais. As propostas vão para a votação dos quase 300 membros do Conselho Deliberativo. Depois, a proposta vai para a aprovação na Assembleia e é instituída dependendo da taxa de aprovação entre os sócios.