Topo

Arouca aceita 'sacrifício' para formar dupla de volantes com Paulinho na seleção

Arouca aceita postura mais defensiva para jogar ao lado de Paulinho no meio-campo - Ricardo Nogueira/Folhapress e Leonardo Soares/UOL
Arouca aceita postura mais defensiva para jogar ao lado de Paulinho no meio-campo Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress e Leonardo Soares/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

24/08/2012 18h06

Após a primeira convocação, o volante Arouca já projeta uma vaga de titular no meio-campo da seleção brasileira. Com características semelhantes à de Paulinho, o camisa 5 do Santos enfatizou que aceita jogar como “cabeça de área” para formar a dupla de volantes com o corintiano no time de Mano Menezes.

Em seus clubes, Paulinho e Arouca jogam como “segundo volante”. Enquanto o corintiano conta com a contensão de Ralf no setor, o santista recebe o apoio de Adriano para fazer a ligação entre defesa e ataque. Entretanto, Arouca já avisou que não teria problemas de exercer uma função mais defensiva para dar liberdade a Paulinho.

“Se acontecer estou preparado, já fiz esse papel no Santos, ainda mais com a chegada do Dorival, tinham jogadores mais ofensivos, isso me fez crescer, pois jogava mais como segundo volante, desenvolvi a marcação e não vejo problema algum em desempenhar essa função”, afirmou Arouca.

O volante santista aceita jogar como “primeiro volante”, pois reconhece que Paulinho é mais eficiente quando o assunto é balançar as redes do adversário. No Santos desde o início de 2010, Arouca só marcou dois gols pelo clube.

“A qualidade do Paulinho é indiscutível, há anos vem em ritmo forte, é destaque do Corinthians, chega bem à frente. Venho trabalhando, venho me esforçando, mas não me acomodo, para que possa finalizar melhor nas poucas oportunidades que aparecem”, explicou.

Além de Paulinho, o volante santista ainda briga por posição com Sandro, do Tottenham, Rômulo, do Spartak Moscou, e até Ramires, do Chelsea, que também pode jogar como “segundo volante”.

Paulinho e Arouca foram convocados para os amistosos contra África do Sul, no próximo dia 7, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e diante da China, no dia 10, no Arruda, em Recife.