Topo

Marin encerra ciclo de visitas aos quatro grandes de São Paulo e repete troca de "afagos"

José Maria Marin veste camisa do Palmeiras que ganhou em visita às obras da Arena - Fernando Donasci/UOL
José Maria Marin veste camisa do Palmeiras que ganhou em visita às obras da Arena Imagem: Fernando Donasci/UOL

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

24/08/2012 06h00

O presidente da CBF, José Maria Marin, encerrou na última quinta-feira o seu ciclo de visitas aos quatro grandes clubes de São Paulo ao conhecer as obras da Nova Arena Palestra. No encontro, o dirigente trocou “afagos” e elogios com o presidente alviverde, Arnaldo Tirone, mesmo roteiro visto quando foi aos outros três grandes, São Paulo, Corinthians e Santos, no mês de junho.

Marin elogiou muito o andamento das obras do futuro estádio do Palmeiras e, mesmo sendo tricolor assumido e ex-atleta do clube, vestiu a camisa do Palmeiras que ganhou das mãos de Tirone.

“Viemos ver de perto o que vem sendo feito aqui, eu já havia passado de helicóptero e o avanço das obras chamou atenção”, disse Marin sobre as obras da Nova Arena.

O mandatário da CBF ainda exaltou o empreendimento como mais uma demonstração de força do país e do estado de São Paulo.

“Temos o estádio do Corinthians em pleno desenvolvimento, o São Paulo sempre tentando melhorar o Morumbi e aqui o estádio do Palmeiras”, discursou.

Durante a entrevista coletiva que concedeu ao lado de Tirone, de Marco Polo del Nero, presidente da FPF, e de diretores palmeirenses, Marin exercitou seu lado político após ouvir um pedido do presidente alviverde.

“Vamos fazer um amistoso na Arena no ano que vem”, disse Tirone. “Vamos analisar”, retrucou o ex-governador de São Paulo.

Além de mostrar que a CBF tem boas relações com os quatro grandes, há um fato em comum nas visitas de Marin a Palmeiras, São Paulo e Santos especificamente. Nos três, a presença do dirigente serviu para acabar com algumas polêmicas.

No São Paulo, em junho, Marin mostrou que as tensões entre o clube e a entidade, comuns durante a gestão do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, eram mesmo coisa do passado e aproveitou para anunciar o amistoso do dia 7 de setembro contra a África do Sul para o estádio do Morumbi, além de escolher o CT de Cotia para a preparação da equipe de Mano Menezes.

Já o encontro com o presidente santista Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, também em junho, serviu para colocar “panos quentes” nas criticas feitas pelo dirigente santista, que insinuou favorecimento da CBF ao Corinthians após uma das convocações de Mano Menezes. Na ocasião, Marin também vestiu a camisa do Peixe.

No Palmeiras, a visita aconteceu após a troca de comando na Comissão de Arbitragem na entidade, que vinha sendo bastante criticada pelos dirigentes alviverdes por conta de supostos erros recorrentes contra o clube.

A visita ao Corinthians não envolvia nenhuma crise a ser resolvida, mas ainda assim o clube recebeu um “agrado” de Marin, que anunciou que adiaria as partidas do Brasileirão que pudessem atrapalhar o clube, envolvido na época com as finais da Copa Libertadores contra o Boca Juniors.