Topo

Ex-Botafogo, Maicosuel erra cavadinha e Udinese é eliminada em casa para o Braga

Maicosuel, meia da Udinese, lamenta pênalti desperdiçado na partida contra o Braga - Getty Images
Maicosuel, meia da Udinese, lamenta pênalti desperdiçado na partida contra o Braga Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/08/2012 18h27

Com sete brasileiros em campo, o Braga venceu o Udinese na disputa de pênaltis, na Itália, e garantiu a classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa nesta terça-feira. A eliminação dos italianos foi definida após o Maicosuel, ex-Botafogo, errar a cobrança. Ele tentou marcar com cavadinha, mas o goleiro defendeu.

Apesar de jogar fora de casa, o Braga foi melhor na partida. Mesmo assim, saiu perdendo o jogo. O ex-palmeirense Armero abriu o placar da partida, aos 26 minutos do primeiro tempo. O lateral colombiano recebeu passe dentro da área e, livre, de cabeça tocou para o gol.

Com o resultado, os italianos garantiriam a classificação. No segundo tempo, a Udinese ainda teve a chance de ampliar o placar. Armero foi lançado na grande área. Sem marcação, ele tinha apenas o goleiro do Braga na sua frente. O colombiano, entretanto, não conseguiu chutar a bola, prendeu o pé na grama e caiu de cara no chão.

Depois do lance, os portugueses conseguiram empatar em jogada do brasileiro Márcio Mossoró. O meia-atacante cruzou para Rúben Micael, que cabeceou cabecear no canto esquerdo do goleiro italiano. O empate levou a partida para a prorrogação.

O Braga seguiu buscando mais o jogo, mas não conseguiu marcar e a vaga foi decidida na disputa de pênaltis. O brasileiro Maicosuel foi o único a errar a cobrança. Talvez inspirado no ex-colega de Botafogo Loco Abreu, o meia-atacante tentou a cavadinha. O goleiro do Braga, Beto, pegou a bola.

Além do confronto entre italianos e portugueses, outros quatro jogos definiram os clubes classificados para a próxima etapa da Liga dos Campeões. Após os confrontos desta terça-feira, um novato no principal torneio de clube da Europa fará sua estreia na fase de grupos.

O Málaga, da Espanha, se classificou após empatar com o Panathinaikos, da Grécia, em 0 a 0. Os espanhóis venceram a primeira partida por 2 a 0. Dinamo Zagreb, da Croácia, que eliminou o Maribor, da Eslovênia,  BATE Borisov, da Belarus derrotou o Hapoel Kiryat Shmona, de Israel, Anderlecht, da Bélgica,  que venceu o AEL, do Chipre, foram os outros classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa nesta terça-feira.