Topo

Real Madrid tem minutos de Barcelona, vence clássico em casa e fatura Supercopa da Espanha

Jogadores do Real Madrid pulam em cima de Higuaín para celebrar o gol do argentino - AP Photo/Daniel Ochoa de Olza
Jogadores do Real Madrid pulam em cima de Higuaín para celebrar o gol do argentino Imagem: AP Photo/Daniel Ochoa de Olza

Do UOL, em São Paulo

29/08/2012 19h22

O clássico entre Real Madrid e Barcelona começou como não se via há muito tempo: os merengues fizeram dois gols nos primeiros minutos, tiveram outro anulado, além de duas chances de construir uma goleada ainda no primeiro tempo. Cristiano Ronaldo marcou um belo tento, e Messi estava apagado, era um mero coadjuvante.

Mas então, com um lindo gol de falta do 10 catalão, reestabeleceu-se o equilíbrio, embora não tenha sido suficiente para fazer o Barcelona virar o jogo e conquistar a Supercopa da Espanha. O placar de 2 a 1 para os mandantes quebrou uma sequência de sete jogos sem vitória na casa do Real.

Por ter marcado mais gols fora de casa no duelo de ida, o time de Madri ficou com o título. Essa foi a nona vez em que a equipe da capital faturou o torneio que confronta o campeão espanhol da temporada anterior (Real) e o dono da Copa do Rei (Barça).

Antes mesmo de o jogo começar, duas surpresas brasileiras: o lateral Daniel Alves se machucou durante o aquecimento e foi cortado da partida. Quem também ficou fora do jogo foi o meia Kaká, que havia sido relacionado na véspera, mas acabou vetado por opção do técnico Mourinho.

DUELO DOS CRAQUES NA GRANDE FINAL

X
3
Chutes
6
1
Chutes ao gol
2
1
Gols
1
0
Impedimentos
2
6
Faltas sofridas
1

Mas a surpresa maior estava reservada para o período em que a bola rolou. Logo no começo, o merengue Higuaín perdeu um gol feito ao chutar para boa defesa de Valdés, que se converteria no principal jogador do Barça por causa da pressão do time da casa. Em seguida, o atacante argentino teve a segunda chance e, dessa vez, não perdoou: aproveitou falha do compatriota Mascherano e chutou por baixo do Valdés: 1 a 0 para delírio da torcida no Santiago Bernabéu.

Mas o melhor ainda estava por vir. Cristiano Ronaldo fez linda jogada ao encobrir um barcelonista com o calcanhar e aumentou o placar ainda aos 18min do primeiro tempo. A festa ainda ficaria maior minutos depois, quando o mesmo Ronaldo foi puxado pelo lateral Adriano, que acabou expulso pelo árbitro.

A pressão merengue, as várias chances criadas e o fato de ter um jogador a mais, faziam do Real o grande favorito para o título. Então tudo mudou por causa de Lionel Messi. O argentino acertou um chute raro, com efeito, e matou Casillas em cobrança de falta no final do primeiro tempo: 2 a 1, e um fio de esperança aos torcedores catalães. Como o primeiro jogo havia sido 3 a 2 a favor do Barcelona, um empate levaria o título para longe da capital.

O segundo tempo transcorreu conforme são a maioria dos clássicos entre os gigantes espanhóis: equilíbrio em chances, muito toque de bola do Barcelona e mais perigo ainda com Cristiano Ronaldo e Higuaín. O argentino teve chance de matar o jogo nos último minutos, mas perdeu chance na cara de Valdés.

O final do jogo foi nervoso, e o Barcelona não conseguiu furar a defesa merengue. Messi ainda teve um chance no último saegundo, mas desperdiçou. O título da Supercopa encerra uma fase ruim Real, que está em um começo de temporada instável e com resultados desagradáveis no Espanhol. Tudo será esquecido por alguns momentos por causa da vitória no clássico.