Adversários do Brasil treinam cruzamentos em dois períodos e mostram péssima pontaria
A seleção da África do Sul já está em São Paulo desde a segunda-feira para se preparar para o jogo contra o Brasil, marcado para a sexta-feira, no Estádio do Morumbi. Nesta terça-feira, os bafana bafana fizeram treino em dois períodos na Academia de Futebol do Palmeiras e mostraram que tentarão usar a bola aérea para passar pela zaga de Mano Menezes.
Nesta tarde, enquanto Felipão comandava um treino em um dos campos, o treinador sul-africano Gordon Igesund fazia os jogadores repetirem excessivamente jogadas pelas laterais, sempre dando instruções. O treino era dinâmico e bem diferente do que os brasileiros normalmente fazem. Em aproximadamente um minuto, os jogadores faziam duas jogadas pela direita, outras duas pela esquerda e uma centralizada, com um pivô ajeitando a bola para um meia que vinha de trás.
A bola era lançada do meio de campo para uma das laterais. Lá, um jogador dominava a bola e tocava para trás. De primeira, o receptor já lançava à frente para outro que fazia a passagem. No cruzamento, a tentativa era encontrar os centroavantes, tentando passar por cima dos altos zagueiros que, na maioria das vezes, tinham sucesso.
Nas poucas vezes que a bola passava, os cabeceios e os chutes eram bem malsucedidos. Não á toa, os que mais trabalhavam eram os auxiliares do técnico, correndo atrás das bolas que passavam por cima de uma grade de dez metros de altura. Enquanto isso, Igesund repetia sem cansar: “Concentra e finaliza com calma, com concentração”.
Nas jogadas centralizadas, o desempenho foi melhor e colocavam os goleiros sul-africanos para trabalhar mais do que os gandulas. Pelo menos no treino, o que pode ser notado com clareza foi a rapidez e a resistência física dos atletas, que não reclamavam de cansaço, apesar de já estarem no segundo treino consecutivo em menos de cinco horas de intervalo.
Para o jogo de sexta-feira, o técnico Igesund, que é ex-jogador, não poderá contar com o Steven Pienaar, que alegou estiramento na coxa, apesar de ter atuado pelo Everton neste fim de semana.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.