Topo

Blatter compara Messi e Cristiano Ronaldo e evita escolher o melhor: 'Um mago e um general'

Blatter fala de tecnologia no futebol: "O erro é um elemento importante para o torcedor" - EFE/Mario Ruiz
Blatter fala de tecnologia no futebol: 'O erro é um elemento importante para o torcedor' Imagem: EFE/Mario Ruiz

Do UOL, em São Paulo

10/09/2012 08h17

Joseph Blatter, presidente da Fifa, declara abertamente que o melhor jogador que viu jogar foi Alfredo di Stéfano, que marcou época no Real Madrid. Porém, o suíço prefere ficar em cima do muro ao falar sobre quem seria o principal jogador do mundo na atualidade. Em entrevista ao jornal espanhol Marca e publicada nesta segunda-feira no Brasil, Blatter destaca a importância das personalidades diferentes de Messi e Cristiano Ronaldo para o futebol.

“Os dois!”, responde ao ser questionado se prefere o argentino ou o português. “São craques diferentes, formidáveis para o futebol. Um, Cristiano Ronaldo, quer ser um general no campo, mandar e dizer: aqui estou eu. O outro, Messi, é como um ilusionista. São lendas vivas do futebol atual”.

O presidente da Fifa também falou sobre o poder do futebol e o uso de tecnologia no esporte. Para ele, o futebol é como o circo da Roma Antiga e um meio para a sociedade esquecer os problemas do mundo. “A Copa não pode ser comparada aos Jogos Olímpicos. Em um mundo sacudido economicamente e com situações beligerantes, mesmo sem declarações de guerra, o futebol une os povos”.

Sobre a utilização de tecnologia no futebol, Blatter lembrou o gol de Lampard contra a Alemanha na Copa do Mundo de 2010 – em que a bola bateu no travessão e caiu dentro do gol, mas o árbitro não validou – e garante que a tecnologia tem que ser aplicada em casos como esse. O dirigente, porém, diz que o futebol não é como outros esportes que já utilizam a tecnologia e o fator humano deve continuar presente.

“O erro é um elemento importante para o torcedor, para que ele continue sendo o melhor especialista do futebol. (Sobre outros esportes) São jogos diferentes. O futebol é um esporte simples, para todo o mundo”.