Topo

Goleiro alemão da Copa de 2006 pode defender a seleção nacional de futebol para cegos

Jens Lehmann, goleiro do Stuttgart, durante jogo contra o Mainz 05 - Johannes Eisele/Reuters
Jens Lehmann, goleiro do Stuttgart, durante jogo contra o Mainz 05 Imagem: Johannes Eisele/Reuters

Do UOL, em São Paulo

10/09/2012 20h57

Aos 42 anos, o ex-goleiro Jens Lehmann está cotado para assumir o arco da seleção alemã de futebol de cinco, modalidade voltada para jogadores cegos. Nela, os atletas de linha não enxergam e apenas o goleiro tem 100% da visão.

Se de fato for convocado, o jogador defenderia a Alemanha já na Paraolimpíada do Rio, em 2016.

Lehmann, que foi titular na Copa do Mundo de 2006, realizada na própria Alemanha, se mostrou animado com a ideia. “Essa ideia é muito interessante. Estou apto para desempenhar a função e vamos conversar melhor sobre isso”, afirmou o ex-jogador ao jornal Bild.

Quem mais ficou excitado com a possibilidade, porém, foi o presidente da DBS, a associação esportiva para deficientes da Alemanha. “Um goleiro não precisa ter deficiência para jogar e a regra não faz limitação sobre a carreira anterior dele. Vamos discutir agora internamente [sobre a possibilidade da convocação]”, afirmou Friedhelm Julius Beucher.

A seleção alemã de futebol de cinco não se classificou à Paraolimpíada de Londres, evento que se encerrou no último domingo. Ulrich Pfisterer, o técnico cego da seleção, também se animou com a ideia. “Seria sensacional ter Lehmann”, disse.

Em 2016, a seleção do Brasil deve chegar como favorita aos Jogos em casa, já que foi a campeã do torneio masculino.