Topo

Santos usa Neymar e bola aérea, vence a La U e salva semestre ruim com conquista da Recopa

Neymar corre para comemorar após abrir o placar para o Santos na decisão da Recopa  - Leandro Moraes/UOL
Neymar corre para comemorar após abrir o placar para o Santos na decisão da Recopa Imagem: Leandro Moraes/UOL

Do UOL, em São Paulo

26/09/2012 20h56

O Santos utilizou as suas duas principais armas para se sagrar campeão mais uma vez. Com Neymar e o êxito na bola aérea, o Peixe derrotou a Universidad do Chile por 2 a 0 e se sagrou campeão da Recopa Sul-Americana, título que serve para atenuar um semestre pífio e minimizar a eliminação na Libertadores contra o arquirrival Corinthians no ano do seu centenário. Neymar e Bruno Rodrigo marcaram os gols da vitória santista no Pacaembu.

O Santos conseguiu se sagrar campeão por ter empatado sem gols na partida de ida entre as duas equipes no Chile. O título veio com direito a dois pênaltis perdidos de Neymar – um em cada partida.

Com a conquista da Recopa, o Santos manteve a média de dois títulos por temporada que conquista desde 2010. Mas foi a primeira taça amealhada depois da saída do meia Paulo Henrique Ganso, que se transferiu para o São Paulo recentemente.

Com a possibilidade de ser campeão em casa apenas com uma vitória simples, o técnico Muricy Ramalho apostou em um Santos compacto na defesa e forte nos contra-ataques, tendo mais uma vez em Neymar a sua principal arma.

E foi justamente o camisa 11 santista que protagonizou as melhores jogadas do primeiro tempo. Na primeira tabela que conseguiu fazer com seu amigo Andre, ele recebeu na entrada da área e abriu o placar, sem chances para Herrera.

Neymar estava inspirado. Ele dançou na frente de Rojas no final da primeira etapa e foi derrubado pelo lateral. Pênalti, que poderia ter deixado o Santos em situação melhor se o craque do time não tivesse cobrado mal e facilitado a defesa de Jhonny Herrera.

Preocupado com o desempenho da Universidad do Chile, o técnico Jorge Sampaoli fez duas substituições na volta para o segundo tempo. O time chileno chegou a criar duas boas oportunidades de empatar, mas falhou na conclusão.

Na jogada característica dos times comandados por Muricy Ramalho, o Santos praticamente garantiu o título da Recopa. Felipe Anderson alçou a bola e o zagueiro Bruno Rodrigo cabeceou sem chances para Herrera.

No jargão do futebol, a La U ‘sentiu’ o gol e não conseguiu a reação. O Santos cansou e gostou do resultado confortável. Por isso, o 2 a 0 não foi alterado, e o Peixe deixou o Pacaembu com mais um título na bagagem.

VEJA OS GOLS DA VITÓRIA DO SANTOS

SANTOS 2 X 0 UNIVERSIDAD DO CHILE

Data: 26/09/2012
Local: Estádio do Pacaembu
Árbitro: Martín Vázquez (URU)
Auxiliares: M. Espinoza (URU) e M. Nievas (URU)
Cartão amarelo: Durval e Adriano (Santos); Lorenzetti, Gonzalez, Martinez e Rojas (Universidad)
Gols: Neymar (Santos), aos 27min do primeiro tempo, e Bruno Rodrigo (Santos), aos 15min do 2º tempo

SANTOS
Rafael; Bruno Peres (Ewerthon Pascoa), Bruno Rodrigo, Durval e Léo (Gerson Magrão); Adriano, Arouca, Patito (Miralles) e Felipe Anderson; Neymar e André.
Técnico: Muricy Ramalho.

UNIVERSIDAD DE CHILE
Johnny Herrera; Acevedo (Magalhaes), Gonzalez, Jose Rojas e Mena; Martinez, Castro, Marino e Lorenzetti; Ubilla e Enzo Gutiérrez
Técnico: Jorge Sampaoli