Topo

Maratona de golfe de Ronaldo tem obediência ao "Medida Certa" e roupa estilo Tiger Woods

Ronaldo posa para foto com Barrichello e o ator Marcos Pasquim em torneio de golfe - Bruno Freitas/UOL
Ronaldo posa para foto com Barrichello e o ator Marcos Pasquim em torneio de golfe Imagem: Bruno Freitas/UOL

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

03/10/2012 06h00

Trajado no mais fiel estilo Tiger Woods, com calças pretas e camisa polo vermelha, Ronaldo foi a principal atração do Pro Am, evento promocional que marcou na última terça-feira a abertura do 59º Aberto do Brasil de golfe. No torneio disputado em um clube de Cotia, na região metropolitana de São Paulo, o maior artilheiro das Copas suou para seguir cumprindo as metas de emagrecimento e bem-estar propostas por um quadro do "Fantástico". No fim do dia, após seis horas de tacadas debaixo de um sol severo, o "Fenômeno" superou o amigo Rubens Barrichello.

RANKING DAS CELEBRIDADES

6ª colocação - Equipe de Ronaldo
7ª colocação - Equipe de Popó Bueno
12ª colocação - Equipe de Marcos Pasquim
14ª colocação - Equipe de Rubens Barrichello
17ª colocação - Equipe de Giovane Gávio

A equipe de Ronaldo terminou a disputa na 6ª colocação, mas o ex-jogador do Corinthians liderou a disputa paralela entre as celebridades envolvidas no torneio. Além de Barrichello, o piloto de Stock Car Popó Bueno [filho do narrador Galvão Bueno], o bicampeão olímpico de vôlei Giovane Gávio e o ator Marcos Pasquim também participaram do evento.

Há duas semanas Ronaldo começou a protagonizar o quadro "Medida Certa", no Fantástico, e aceitou o desafio de emagrecer e de tornar sua rotina mais saudável. No primeiro episódio da saga, o ex-jogador foi levado a um consultório médico, onde foi pesado, com medidas tiradas. O "Fenômeno" começou com 118,4 kg e 107 centímetros de cintura. O percentual de massa magra do ídolo foi considerado bom, assim como sua frequência cardíaca e glicemia [abaixo de 100 mg]. No entanto, o índice de colesterol atual do ex-corintiano foi rotulado como ruim.

Durante o torneio no São Fernando Golf Club, em Cotia, mesmo sem a vigilância do preparador Marcio Atalla ou do apresentador Zeca Camargo, Ronaldo mostrou que está engajado na meta de perder 18 kg e reduzir o tamanho atual de sua barriga. O artilheiro enfrentou as seis horas de disputas sem recorrer ao carrinho de transporte, caminhando por todo o campo. Na alimentação, o ídolo optou por salada no almoço e banana no meio da tarde. O ex-atacante pediu por bebida isotônica, mas na falta dela se hidratou com água de coco.

Ronaldo demonstrou insatisfação quando fotógrafos tentaram flagrar o conteúdo de seu prato no almoço. No fim da jornada, com rosto tomado por suor, fez um desabafo sobre a duração do torneio que mesclou profissionais, amadores e celebridades.  

  • QUERO SER TIGER WOODS?: comparação fashion entre Ronaldo e o ídolo (arraste a setinha)

"Ele aguentou bem, a forma física dele é perfeita. Demorou muito, ele não gosta que demore muito no campo, gosta do jogo mais rápido, tinha muita gente no campo. Mas foi ótimo", afirmou Rafael Barcellos, jogador profissional que integrou o quarteto de Ronaldo na disputa [Gustavo Vicenzotto e Roberto Garcia eram os outros integrantes da equipe].

Durante as pausas do jogo de sua equipe, Ronaldo ouviu de seus companheiros a lembrança sobre o "Medida Certa". Enquanto isso, na sede social do clube um jornalista francês se divertia ao mostrar para brasileiros uma foto do ex-jogador sem camisa em uma página na internet.  

Dos parceiros de jogo, no entanto, Ronaldo ganhou só elogios rasgados. Rafael Barcellos é profissional há 20 anos e foi cinco vezes líder do ranking brasileiro. Após a partida o atleta encheu a bola do Fenômeno, mas reconheceu que o colega sofre com a repetição de movimentos do golfe.  

"Jogou muito bem. Ele precisava tomar algumas aulinhas, ele iria dar um salto de qualidade muito grande. Eu já dei duas ou três aulas para ele. Mas o problema é que ele não consegue treinar muito, porque ele tem muita dor no corpo. Ele bate 30, 40 bolas, e começa a doer muito o corpo dele. Então ele vai ser mais um jogador que gosta de jogar no campo, não na área de treino", afirmou o jogador profissional.

Após a maratona de seis horas de tacadas e longas caminhadas, Ronaldo trocou impressões com outros participantes. Relatou que conheceu o golfe em 2000, durante uma de suas lesões mais graves. Disse ainda que certa vez praticou o esporte por vários dias seguidos em um hotel na França. Por fim, registrou que teve de dar um tempo nas bolinhas quando voltou ao futebol brasileiro para defender o Corinthians.

No instante de descanso, o ídolo foi bastante assediado para fotos com fãs, com paciência e simpatia, mas não permaneceu em Cotia para o anúncio dos vencedores. Ainda com o traje que remetia ao ídolo do golfe Tiger Woods, Ronaldo deixou o local em um helicóptero que pousou no campo do São Fernando pouco depois do encerramento das disputas.