Topo

Boa fase gera protesto de torcida do Íbis, o 'pior time do mundo'

A torcida do Íbis quer continuar perdendo para não perder a piada - Acervo pessoal
A torcida do Íbis quer continuar perdendo para não perder a piada Imagem: Acervo pessoal

Rodrigo Durão Coelho

Do UOL, em São Paulo

07/10/2012 14h00

Uma rara boa fase após quatro anos sem vitória vem fazendo a torcida do Íbis S.C., tradicionalmente apelidado de “o pior time do mundo”, protestar durante as partidas da equipe pela segunda divisão do campeonato pernambucano.

“Não queremos jogador” e “Vamos perder, Íbis!” são algumas das frases  gritadas pelos torcedores nas últimas semanas. A maré do time começou a virar em agosto, quando o time quebrou um jejum de quatro anos e um mês ao vencer um jogo: 3x2 contra o Jaguar.

Desde então, desembestou: foram mais três vitórias e alguns empates. Uma média incrível para o time, que ocupa a 13ª posição entre as 15 equipes que disputam a A2 pernambucana, a divisão mais baixa do futebol do Estado.

Um dos criadores da bem-humorada torcida Ibismania, Nilsinho Filho, diz que a média de público do Íbis chegou a aumentar durante a seca de vitórias.

“Dizíamos que o time não podia ganhar. Colocávamos cartazes com setas para o lado oposto ao gol, para orientar os atacantes”, diz ele.

O autor de dois gols da vitória histórica de primeiro de agosto, Nininho, passou recentemente a ser apelidado de Nininho Mito por parte da torcida.

Ele reconhece que “existe a parte engraçada dessa brincadeira, alguns vão lá só para ver o time perder”.

“Mas perder não é bom para nenhum jogador.  E meu grupo começou a mudar essa tradição de que o Íbis só perde”, diz o jogador de 23 anos que considera atuar pela equipe “uma vitrine”.

De fato, o time pretende agora lucrar com a alcunha de pior do mundo. Já são comercializadas pela internet camisetas retrô e oficial do rubro-negro e a meta é, a partir de 2013, vender estes produtos e outros mais em quiosques por Recife para o público de turistas da Copa das Confederações e do Mundial 2014.

“A ideia é gerar dinheiro já que o time não tem patrocínio. O site da Ibismania já tem 25 mil acessos por mês”, explica o assessor de imprensa da equipe, Israel Leal.

O Íbis é um time tradicional de Pernambuco. Conquistou os estaduais de 1948 e 50 e já teve em seu elenco Vavá (que disputou as Copas de 58 e 62) e Rildo (66).

Mas a fama de “pior do mundo” vem desde o final dos anos 70, quando a má fase se instaurou.

De acordo com a tradição popular em alguns países, o íbis é a última ave a desaparecer antes de um furacão e a primeira a surgir depois da tempestade passa.

Mas em Pernambuco, a graça do Íbis é justamente viver constantemente debaixo de um  eterno temporal.