Topo

Celebridades do esporte eleitas sonham com ações sociais; ex-são-paulino alerta contra "ignorância"

O ex-judoca João Derly teve expressiva votação na cidade de Porto Alegre - Sergio Moraes/Reuters
O ex-judoca João Derly teve expressiva votação na cidade de Porto Alegre Imagem: Sergio Moraes/Reuters

José Ricardo Leite*

Do UOL, em São Paulo

10/10/2012 06h01

Centros de lazer para a prática de atividades físicas, aumento da verba do município para o esporte e melhora na infraestrutura esportiva em escolas e estádios. Essas são as principais ideias dos candidatos ligados ao esporte que se elegeram em eleições municipais para vereador.

Em comum, todos basearam seus discursos em ações que usam a atividade esportiva mais como ação social do que em projetos para a formação de atletas profissionais e de alto rendimento.

Alguns deles vão para seu segundo mandato, como o ex-dirigente do São Paulo Marco Aurélio Cunha (PSD) e o ex-judoca Aurélio Miguel (PR) em São Paulo, o ex-nadador Hugo Duppre (PSDB), em Santos, Aladim Luciano (PV), ex-jogador do Coritiba, em Curitiba, e Tarciso Flecha Negra (PSD), ex-atacante do Grêmio, em Porto Alegre.


Outros vão para a primeira experiência, como o bicampeão mundial de judô João Derly (PC do B), que foi o segundo vereador mais votado em Porto Alegre com 14.038 votos. Ele diz que não dá para fazer muitos planos sem antes ter total noção do que realmente pode fazer na Câmara.

Tem que saber como você pode agir para executar suas ideias.  Não adianta sair disparando como um loco e depois não poder cumprir. Tem que saber como fazer para sair o restante”, falou Derly ao UOL Esporte.

ENTENDA AS FUNÇÕES DE UM VEREADOR E SUA IMPORTÂNCIA NA CÂMARA

A caminho de seu segundo mandato, Marco Aurélio Cunha, ex-dirigente do São Paulo, salienta que não é possível executar todas as ideias que se tem e que não adianta pensar em projetos audaciosos. Diz que é preciso verbas externas para se formar atletas.

“O esporte é uma atividade em que a receita da secretaria é ínfima. Não existe projeto que saia da cartola que vá ser aplicado sem recurso. Qualquer projeto precisa de recurso. É uma grande bobagem achar que o vereador vai chegar lá e fazer projetos para o esporte. Ele pode ter ideias a se desenvolver, que dependem de vários fatores”, falou.

Tampouco formar atletas cabe a um vereador. Acha que é o vereador é que vai fazer isso? Isso é o presidente, governo, secretários de esporte e investimento privado. Nenhum país trabalha com verbas únicas. Sem parceria pública-privada, nada anda neste país", completou.

Veja abaixo como os vereadores ligados ao esporte pretendem ajudar nesse sentido.

*Colaborou Fernando Stella

 

MARCO AURÉLIO CUNHA QUER CENTROS DE LAZER E ENTRETENIMENTO EM SP

  • "O que eu quero é tentar criar núcleos para centros amadores. Não é para profissionais ou formação; é para lazer. Há uma confusão enorme. O que temos que fazer para a cidade? Ela precisa de lazer, entretenimento, qualidade vida. As pessoas precisam se reunir; o esporte ainda é uma forma de se divertir. Isso [de fazer projeto para desenvolver] é empirismo puro, não existe isso. Isso depende de grandes investimentos. É ignorância. O que tentamos fazer é criar centros de lazer, uma área eternizada como centro de lazer para o futebol. E aí fazer núcleo com quiosque, pagode, lugar pra crianças brincarem enquanto os pais jogam futebol, por exemplo. Quero fazer um centro de convivência para resgatar o futebol de várzea."

AURÉLIO MIGUEL DIZ QUE O CLUBE ESCOLA PRECISA SER FORTALECIDO

  • Por meio de sua assessoria de imprensa, Aurélio Miguel disse que “o esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão social e tem trabalhado no sentido de que o esporte tenha esse tipo de caminho”. Como método de desenvolver o esporte, diz que o programa municipal Clube Escola é algo deve ser fortalecido. Este programa prevê a extensão das atividades diárias dos jovens da rede pública de ensino, a partir de uma variada programação esportiva, recreativa, cultural e gratuita, oferecida pelos equipamentos esportivos municipais.

ALADIM LUCIANO QUER ÊNFASE NO PARADESPORTO EM CURITIBA

  • "Para este novo mandato, vamos trabalhar bastante para apoiar, principalmente, o paradesporto. A luta do mandato será pela criação de um departamento específico para o Paradesporto na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer aqui em Curitiba. Acreditamos que, assim, conseguiremos incentivar o paradesporto. Entendemos que se trata de uma importante ferramenta de inclusão para as pessoas com deficiência e que contribui muito para a recuperação delas", falou. "Também buscaremos junto à prefeitura um incremento na implantação das academias ao ar livre nos parques e praças da cidade. Estes equipamentos públicos permitem, principalmente para a população que se encontra na faixa etária da terceira idade, um excelente meio de manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida", continuou.

PAULO RINK FALA EM AJUDAR NO ACESSO À PRÁTICA DE ESPORTES OLÍMPICOS

  • “Primeiro vou começar a formar uma equipe. Estou avaliando as regiões de votação expressiva pra entrar com ações esportivas [nessas regiões]. Quero fazer com que esportes olímpicos sejam mais praticados, são uma das bases da minha campanha, que população possa praticar esportes olímpicos, e não só o futebol. Queremos desenvolver isso não somente nas escolas, mas também em praças públicas, separadas. E, mais adiante, fiscalizar a preparação de Curitiba para receber jogos da Copa do Mundo.”

DERLY PRETENDE AUMENTAR VERBA PARA O ESPORTE EM PORTO ALEGRE

  • “Uma das minhas propostas é para que o orçamento do município aumente para o esporte. Atualmente é só 0,4% destinado ao esporte. Pretendemos tentar aumentar isso. Eu ainda não consegui sentar e propor, mas tem uma questão que está me incomodando também. Até a quarta série nas escolas não é necessário professor de educação física para dar a disciplina, e vamos rever então pra ter um profissional de educação física nas aulas. Para que não seja só uma recreação.”

TARCISO CRÊ SEREM NECESSÁRIAS QUADRAS COBERTAS EM PORTO ALEGRE

  • “Meu sonho é de daqui pra frente ver todos os colégios municipais com quadras poliesportivas e cobertas. Existe cobertura barata e simples. Temos entrada do sol muito forte, e as crianças ficam expostas ao sol com risco de câncer. Além da chuva. Porto Alegre tem muita chuva, e as crianças não podem jogar. É minha primeira meta. É buscar essa parceria com o governo municipal e secretaria de educação para dar condições às crianças que não conseguem jogar a céu aberto. Menos presídios e mais escolas e campinhos.”

TUPÃZINHO QUER REFORMAR CAMPOS DA CIDADE DE TUPÃ-SP

  • “Quero ajudar o esporte junto com a educação, fazer um trabalho sério de educação para ajudar a população. Quero que se faça reforma de gramados, no estádio do Tupã. Temos muitos campos espalhados pela cidade, e temos que reformar a maioria deles para que todos possam praticar o futebol e outros esportes. É mais ou menos isso, quero tentar buscar verbas também para saúde e educação.”