Topo

Grêmio oficializa início das obras do 'melhor CT do Brasil' e promete conclusão para janeiro

Centro de Treinamentos do Grêmio na zona norte de Porto Alegre será o "melhor do país" - Wesley Santos/Pressdigital
Centro de Treinamentos do Grêmio na zona norte de Porto Alegre será o 'melhor do país' Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/10/2012 12h04

O Grêmio convocou uma coletiva nesta terça-feira para oficializar o início das obras do que espera tornar o 'melhor Centro de Treinamentos do Brasil', na opinião do próprio clube. Com base no Barcelona e sob indicação da comissão técnica atual, os trabalhos ocorrem em frente a Arena, na zona norte de Porto Alegre. A ideia é que tudo esteja pronto e  passe a ser utilizado em janeiro de 2013.

Funcionários da Arena entram em greve, mas OAS acerta retorno ao trabalho

  • Funcionários da Arena entraram em greve na porque queriam fazer mais horas extras, porém, a legislação proíbe e o Ministério do Trabalho vetou um acordo. Outra reivindicação era sobre a forma de retorno aos seus Estados. Segundo os operários, a OAS havia prometido a viagem de avião, mas eles estariam voltando de ônibus.

Será o Centro de Treinamentos que receberá seleções para trabalhos durante o período da Copa do Mundo de 2014.  Nele, 6 hectares com mais de 3 mil metros quadrados  de área construída apresentarão campos, departamentos, arquibancadas, tudo destinado somente aos profissionais, pois as categorias de base tem estrutura semelhante em Eldorado do Sul, na região metropolitana da capital gaúcha.

"Será o melhor CT do Brasil. Temos alguns maiores, com áreas de conceito em hotelaria e categorias de base juntas. Mas com este foco, só no profissional, e muito fortalecido com a parceria do Paulo Paixão e do técnico Vanderlei Luxemburgo, será o melhor. Os profissionais renomados nos indicaram o caminho", disse o presidente da Grêmio Empreendimentos Eduardo Antonini. "Visitamos muitos Centros de Treinamento pelo mundo. O nosso será muito semelhante ao do Barcelona", completou.

A área é arrendada pelo Grêmio, que pagará 15 mil reais por mês pela utilização. A construção será em parceria com a OAS - que já trabalha para erguer a Arena. Os moldes foram definidos em aditivo no ano passado, quando se estipulou que a empresa iria reverter fundos para construção do CT.

"Inauguraremos a Arena em dezembro. Em janeiro já vamos estar com tudo pronto aqui no Centro de Treinamentos. Temos até março de 2013 para utilizar a área do Olímpico", disse o presidente gremista Paulo Odone. "A grama é a parte mais complicada. Os dois campos oficiais precisam receber drenagem e gramado. O tempo não está ajudando. Mas devemo ter tudo pronto até janeiro sim", completou Antonini.

O valor aproximado das obras, contemplando dois campos oficiais, ginásio com campo suplementar de grama sintética, caixa de areia, prédios com departamentos do clube, área de imprensa, estacionamento, arquibancada para mil pessoas nos treinos e estrutura para receber os jogadores é de R$ 10 milhões. Além disso, o clube investe mais R$ 5 milhões em equipamentos novos para o departamento médico e de recuperação física.

Enquanto isso, o Centro de Treinamentos das categorias de base, em Eldorado do Sul também será reformado. Com a demolição do Olímpico em 2013, o alojamento seria perdido. No entanto um novo será erguido na cidade vizinha.

"Estamos caminhando pata termos tudo pronto com o melhor Centro de Treinamentos do país. Um time campeão se constrói com trabalho. E daremos toda condição para nossos atletas", finalizou o presidente gremista.