Topo

Por racismo, jogo sub-21 entre Sérvia e Inglaterra termina em pancadaria; Uefa pode banir sérvios

Marvin Sordell, da Inglaterra, discute com jogador da Sérvia após o jogo desta terça - Getty Images
Marvin Sordell, da Inglaterra, discute com jogador da Sérvia após o jogo desta terça Imagem: Getty Images

Das agências internacionais

Em Krusevac (Sérvia)

16/10/2012 19h45

A Federação Sérvia de Futebol pode ser punida pela Uefa devido às denúncias de racismo feitas por atletas da equipe sub-21 da Inglaterra, após o confronto entre as seleções, nesta terça-feira, na cidade sérvia de Krusevac, pelas eliminatórias da Euro sub-21. Os ingleses reclamam que os torcedores sérvios imitaram macacos e atiraram objetos nos atletas negros do plantel britânico.

A confusão começou após a Inglaterra marcar o gol da vitória por 1 a 0 nos acréscimos e o meia Danny Rose, que é negro, chutar uma bola na direção da torcida sérvia. Expulso pelo árbitro, ele saiu reclamando que estaria sendo insultado de maneira racista pelos torcedores e ainda fez gestos irônicos para as arquibancadas. Foi o suficiente para começar uma briga generalizada envolvendo atletas e comissões técnicas das duas equipes.

"O que aconteceu hoje não foi legal e não é isso que conhecemos como futebol", reclamou Jordan Hernderson, capitão da seleção inglesa, após o duelo. "Houve muitas manifestações racistas nas arquibancadas durante e após o jogo, o que é muito duro de aceitar. Também atiraram pedras, moedas e pedaços das cadeiras na gente", completou, para ainda detonar o árbitro.

"Não entendi o porquê de Danny Rose ter sido expulso. Não vi ele fazer nada de errado. A única coisa que aconteceu de errada foi ele ter sido insultado", reclamou Henderson. A Sérvia já havia sido advertida pela Uefa em 2011 por mau comportamento de seus torcedores, e agora pode ver suas equipes serem banidas de competições organizadas pela entidade.

Em comunicado, a FA (Associação Inglesa de Futebol), condenou o racismo da torcida sérvia: "A FA condena tanto as cenas de racismo como as de confronto ao apito final de um jogo em que nossa equipe foi provocada de maneira extrema", diz trecho da nota. "A FA já reclamou cao final da partida dos insultos dirigidos aos jogadores negros da Inglaterra por parte dos torcedores. Agora, o problema está nas mãos da Uefa".

Quem não gostou das reclamações inglesas foi o capitão da sérvia, Aleksandar Jankovic. Segundo ele, os britânicos também provocaram jogadores e torcedores da Sérvia. Jankovic também disse que não iria pedir desculpas por nenhum dos incidentes ocorridos em Krusevac: "Pedir desculpas pelo que? Quando um não quer, dois não brigam...", ironizou.

O técnico da Ingleterra sub-21, Stuart Pearce, porém, afirmou que o treinador da Sérvia foi aos vestiários após a partida para pedir desculpas: "Sav Milosevic, diretor técnico de nosso adversário, foi até os vestiários para pedir desculpas pelo comportamento ruim de todos hoje. Não me agrada nem um pouco ver uma partida de futebol terminar desta forma. Isso é um campo de jogo, não de batalha", afirmou.