Topo

Santos terá uniforme azul-marinho e Conselho protesta contra cor laranja na camisa listrada

Cor laranja no número da camisa listrada do Santos é reprovada por conselheiros - Ricardo Nogueira/Folhapress
Cor laranja no número da camisa listrada do Santos é reprovada por conselheiros Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

16/10/2012 06h00

O uniforme do Santos continua gerando polêmicas na Vila Belmiro. Apesar de o Conselho Deliberativo aprovar as cores da nova terceira camisa, que será azul-marinho e amarela, os conselheiros protestaram contra a camisa listrada, que estreou em 2012 na vitória santista contra o Vasco no último domingo.

Parte do Conselho desaprovou a cor laranja no número da camisa listrada. Eles alegam que o novo visual fere o estatuto do clube, que só permite as cores preto e branco nos uniformes 1 e 2 do Santos. Os conselheiros, inclusive, pediram para que o tema seja votado na próxima reunião em novembro.

Na semana passada, o UOL Esporte antecipou com exclusividade que a atual camisa azul seria aposentada e, por isso, as cores da nova terceira camisa seriam escolhidas em votação.

Após aprovação dos conselheiros por unanimidade, o Santos espera lançar a terceira camisa pouco antes do inicio do Campeonato Brasileiro de 2013. Até lá, o time alvinegro só vestirá o primeiro e segundo uniforme, já que a camisa azul turquesa não será mais utilizada nos gramados.

Não é a primeira vez que os santistas terão uma camisa azul-marinho. Em 2008, na gestão de Marcelo Teixeira, o clube optou pelo mesmo azul. A única diferença era o tom dourado no lugar do amarelo, que será utilizado na próxima temporada.

O uniforme santista gerou polêmicas desde o inicio deste ano. Torcedores e conselheiros ficaram revoltados com o “sumiço” da camisa listrada. Desde que a Nike passou a fornecer o material esportivo, a equipe santista substituiu a segunda camisa pela terceira. A multinacional apenas acatou o plano de marketing do clube, que optou por comercializar ao máximo a camisa azul.

A estratégia deu certo. A polêmica camisa atingiu o maior volume de vendas de uma terceira camisa do Santos na história. Entre maio e julho, a loja virtual do Santos faturou mais de R$ 3 milhões, batendo índices de venda. A camisa azul foi uma das mais vendidas.