Topo

Blog lembra atletas folclóricos dos anos 1990 como Beto Cachaça e Valdir Bigode

Valdir Bigode, atacante de sucesso nos anos 1990, foi uma das inspirações para o blog dos torcedores - Rogério Assis/Folha Imagem
Valdir Bigode, atacante de sucesso nos anos 1990, foi uma das inspirações para o blog dos torcedores Imagem: Rogério Assis/Folha Imagem

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

17/10/2012 06h00

Beto Cachaça, Valdir Bigode e Super Ézio. Não, não é o Campeonato Carioca de 1994, e sim um blog sobre o futebol brasileiro dos anos 1990. Administrado por dois torcedores, a página recém-criada relembra estes e muitos outros nomes que marcaram época, seja pela qualidade em campo ou pelo perfil folclórico.

Os administradores do Tumblr (tipo de plataforma de blog) são Julio Cesar Cardoso e Paulo Sergio de Barros Junior. A ideia, contam eles, surgiu de uma conversa que tiveram no Twitter com o comentarista Léo Bertozzi, da ESPN Brasil, que na ocasião havia divulgado um endereço (Random Footballers 90's) que faz um trabalho parecido com jogadores ingleses.

"Acho que já existe uma tendência natural ao saudosismo da época de adolescência. Agora está chegando a nostalgia dos anos 1990. É meio da nossa característica. E é uma época peculiar do futebol brasileiro, porque alguns personagens foram marcantes. Foi a última com Estaduais relevantes, por exemplo", disse o próprio Léo Bertozzi ao UOL Esporte

“Eu lembro que ele [Bertozzi] falou que se surgisse uma ideia dessas no Brasil ia fazer sucesso. Fazia tempo que eu estava pensando nisso. Aí ele disse que se eu fizesse ele divulgaria. Numa dessas acabou saindo. Saí da internet na hora e no dia seguinte o Julio Cesar fez. Eu entrei em contato com ele e fizemos a parceria”, explica o co-autor Paulo Sergio.

A dupla não se conhece pessoalmente. Julio Cesar é estudante de economia, vascaíno e mora em Florianópolis. Paulo Sérgio é advogado, são-paulino e mora em Itapetininga, no interior de São Paulo. Em comum eles têm a paixão pelo futebol e a memória de jogadores inusitados dos anos 1990, que agora são lembrados diariamente no Futebol Brasileiro 90's (http://futebolbrasileiro90.tumblr.com/).

“Nós escolhemos principalmente os jogadores que não eram protagonistas ou que eram conhecidos por algo mais folclórico. O Tonhão, ex-Palmeiras, por exemplo, raramente jogava e é mais lembrado por ter participado das brigas do Edmundo”, diz Julio Cesar, citando ainda personagens como Sandro Hiroshi e Roberto Cavalo.

Na página, os autores buscam uma foto do jogador em questão, e acompanham a imagem de uma mini biografia. Em alguns casos, o texto é desnecessário, como no post que relembra Mancuso com a capa da revista Placar que dava o resultado de uma eleição entre os jogadores sobre quem seria o mais violento do Brasil. O argentino, clicado pela publicação com cara de mau, ganhou com folga.

“Para mim, como vascaíno, fazer esse tumblr remete ao Campeonato Carioca com Januário de Oliveira narrando e gol de Valdir Bigode”, resume Julio Cesar, aos risos.