Topo

Neymar, Lucas e Oscar concorrem ao posto de jogador mais famoso do mundo

Neymar gesticula após cair no gramado em disputa de bola em lance da final da Recopa - Nelson Antoine/AP
Neymar gesticula após cair no gramado em disputa de bola em lance da final da Recopa Imagem: Nelson Antoine/AP

Do UOL, em São Paulo

17/10/2012 19h37

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) divulgou nesta quarta-feira uma lista para votação popular com os nomes dos jogadores mais famosos do mundo. Separados por continentes, ao todo são 178 nomes. Sete brasileiros aparecem como opção: Neymar (do Santos), Lucas (do São Paulo), Ronaldinho Gaúcho (do Atlético-MG), Oscar (do Chelsea), Rogério Ceni (do São Paulo), Leandro Damião (do Internacional) e Dedé (do Vasco).

A votação, que durará até o dia 30 de setembro, já está disponível no site da Federação e aberta ao público. Após o resultado divulgado dessa primeira fase, os 32 jogadores com maior apelo popular se classificarão para o estágio final. Nesta última etapa, que irá do dia 1º de dezembro até 3 de janeiro de 2013, o público elegerá o grande vencedor.

Na América do Sul, a Argentina também conta com sete nomes, entre eles Messi, Tévez, Mascherano e Riquelme. O uruguaio Fórlan, do Internacional, e o peruano Paolo Guerrero, do Corinthians, são outras estrelas do futebol brasileiro na lista.

Como não poderia deixar de ser, as duas potências espanholas, Barcelona e Real Madrid têm 13 de seus jogadores figurados nesta votação.  O português Cristiano Ronaldo, do clube merengue, e Messi, do clube catalão, são os principais deles. É provável que um deles seja o vencedor do pleito.

OS SETE BRASILEIROS MAIS FAMOSOS PELA IFFHS

Neymar (Santos)Rogério Ceni

(São Paulo)

Dedé

(Vasco)

Leandro Damião (Internacional)
Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)Lucas

(São Paulo)

 Oscar

(Chelsea)