Topo

Técnico do Botafogo ganha apoio do presidente e vira favorito para seguir em 2013

Técnico Oswaldo de Oliveira é o favorito da diretoria para comandar Botafogo em 2013 - Satiro Sodre/AGIF
Técnico Oswaldo de Oliveira é o favorito da diretoria para comandar Botafogo em 2013 Imagem: Satiro Sodre/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/10/2012 06h06

Apesar de ainda ter chances matemáticas de Libertadores, o Botafogo já começou a planejar 2013. Mesmo questionado pelos torcedores, o técnico Oswaldo de Oliveira tem boas chances de continuar no comando da equipe na próxima temporada. Seu contrato acaba no fim do ano, mas o treinador ganhou o apoio do presidente Maurício Assumpção e a renovação do vínculo é o caminho mais provável a ser trilhado.

O Botafogo aposta na continuação do trabalho. Na análise do clube, Oswaldo teve que reinventar a forma da equipe jogar após a chegada de Seedorf no meio da temporada, o que dificultou a vida do treinador. Segundo a diretoria, a arrancada nesta reta final do Brasileiro é uma prova de que o time tem condições de atuar em alto nível e, desta forma, o treinador passou a ser o favorito para continuar no comando da equipe em 2013.

Oswaldo, por outro lado, considera injustas as vaias da torcida direcionadas para si, mas vê com bons olhos sua permanência no clube. O treinador acredita que a medida dos resultados positivos ocorram os torcedores virão para o lado do time, como já ocorreu em alguns momentos em 2012. O comandante e a diretoria sabem que o time precisará de alguns reforços pontuais e, caso as peças se encaixem, apostam em uma temporada promissora.

Entretanto, uma situação pesa contra sua permanência. Oswaldo é a favor da manutenção de Anderson Barros na gerência de futebol do clube. A provável demissão do dirigente não é bem aceita pela comissão técnica, assim como por vários jogadores. O treinador, no entanto, não tem muita escolha nesse sentido e terá que acatar a decisão da diretoria, que está determinada em fazer uma reformulação.

Pesa à favor da permanência de Oswaldo o bom trabalho feito pelo treinador com relação ao aproveitamento e de jogadores das categorias de base. Somente na atual temporada, o comandante promoveu a titularidade de Jadson, Gabriel e Dória. Além do trio, Sassá e, principalmente, Cidinho viveram bons momentos em 2012. Para a diretoria, é mais fácil consertar alguns erros de planejamento a começar um novo projeto.