Topo

Por milésimo, Túlio encara time que não joga há seis anos e que reúne 14 colombianos

Túlio Maravilha precisa marcar sete para chegar ao milésimo gol, segundo suas contas - Agif
Túlio Maravilha precisa marcar sete para chegar ao milésimo gol, segundo suas contas Imagem: Agif

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/10/2012 06h00

O primeiro passo do atacante Túlio Maravilha em busca do milésimo gol não veio no amistoso contra o Boavista, time da primeira divisão do Rio de Janeiro. Além do camisa 7 ter passado em branco, o time Sub-23 do Botafogo perdeu por 1 a 0 no último sábado. Agora, o ídolo da equipe alvinegra tentará marcar o gol 994, segundo suas contas, numa partida contra o Cachoeiro de Itapemirim, no próximo sábado, às 16h. O fato curioso é que o próximo adversário do projeto particular de Túlio não entra em campo há seis anos e será formado com a ajuda de empresários.

O amistoso foi negociado quando Túlio defendeu o Ypiranga, também do Espírito Santo, na Copa Sul, em julho deste ano. A equipe capixaba tinha parceria com a GC Soccer, empresa de gerenciamento e intercâmbio, que agora tenta fazer o time de Cachoeiro retomar as atividades utilizando-o como vitrine de jogadores. A maioria dos atletas que disputarão o amistoso contra o Botafogo vêm da Colômbia. São 14 jovens que moram em uma pousada alugada pela empresa, em Marataízes, e ficarão por 60 dias no país realizando treinamentos.

"É uma alegria muito grande participar desse projeto, tanto pelo carisma e importância do Túlio Maravilha para o futebol brasileiro, quanto pelo fato do Cachoeiro voltar ao futebol após seis anos. Ele está perto de chegar ao seu centenário e gostaríamos de fazer sua volta em grande estilo", disse ao UOL Esporte Luiz Carlos Cerezo, sócio da GC Soccer, e agora, gerente de futebol do time de Itapemirim.

Estádio quase foi leiloado
O hiato de seis anos nas atividades do Cachoeiro, porém, é pequeno em comparação ao maior período que o clube capixaba ficou afastado do futebol profissional. Por conta de problemas financeiros, foram 20 anos sem disputar competições oficiais, de 1974 até 1994. As dívidas trabalhistas do clube também fizeram com que o estádio Moreira Rebello quase fosse leiloado em 2006. Os processos se arrastam na Justiça e o clube tenta evitar que o patrimônio seja vendido.

Confrontos da 5ª rodada

Mais jogos:
Bela do Botafogo
Bela do Paysandu-PA
Bela do Botafogo
Bela do Paysandu-PA

O longo período de inatividade e a falta de entrosamento do adversário não é visto como 'facilidade' para Túlio, que vê seriedade no projeto dos mil gols e diz 'não ligar' para quem contesta suas contas pelo milésimo.

"A dificuldade contra o Boavista mostra a seriedade do projeto, como é difícil chegar numa marca histórica. Mas tudo na minha vida sempre foi com sacrifício. Não ligo para os críticos. Tenho dito que a diretoria 'comprou' o projeto, a torcida gostou da ideia. Isso é dor de cotovelo pois eles não tem um artilheiro no time deles para chegar aos mil gols", disse Túlio Maravilha.

Apesar dos elogios ao atacante que marcou época no Botafogo, Cerezo diz que o Cachoeiro não facilitará na busca de Túlio pela marca histórica. "Tudo que fica marcado na história é legal, mas se depender de nós, ele também vai passar em branco lá no Espírito Santo, não vai ter facilidade", disse o empresário.