Topo

São Bento conta com ajuda de Paulo Betti para levar ônibus do clube ao Caldeirão do Huck

Ônibus do São Bento que a torcida tenta emplacar no Lata Velha, do Caldeirão do Huck - Divulgação
Ônibus do São Bento que a torcida tenta emplacar no Lata Velha, do Caldeirão do Huck Imagem: Divulgação

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

30/10/2012 16h22

Em uma situação financeira complicada na terceira divisão paulista, o São Bento de Sorocaba tenta transformar um velho ônibus abandonado no símbolo de uma retomada. Desde maio deste ano, um grupo de torcedores tenta convencer o apresentador Luciano Huck a reformar o veículo no quadro “Lata Velha”. Agora, contam com a ajuda de Paulo Betti, ator global que desde a infância torce pelo time interiorano e, ao que tudo indica, apoia a campanha.

A informação foi publicada nesta terça-feira pela colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. No primeiro semestre, em uma passagem por Sorocaba para uma apresentação teatral, Paulo Betti oiviu o pedido de ajuda de Maria Helena Ramalho, mentora da campanha.

  • Divulgação

    Paulo Betti posa com a camisa retrô do São Bento ao lado de Maria Helena Ramalho, que teve a ideia

“Mandei uma cópia pelo correio e dei uma cópia nas mãos dele. Ele foi muito amoroso, relembrou momentos do São Bento. Ele prometeu que iria entregar. Disse que não sabia se seria para o Luciano, mas para alguém da produção dele com certeza”, disse Maria Helena ao UOL Esporte.

O “Lata Velha” é um quadro do Caldeirão do Huck em que a produção do apresentador recolhe um carro em mau estado que tenha grande valor sentimental e o reforma para que ele volte a servir aos interesses dos donos. Em troca, eles têm de pagar uma espécie de “prenda” ou “mico” no programa.

Paulo Betti, consagrado como ator na Globo, cresceu em Sorocaba e é torcedor fanático do clube. Há poucos meses, ele chegou a participar do programa Corujão do Esporte vestido com uma camisa retrô do São Bento, para demonstrar seu amor.

“Todo domingo eu ia no estádio Humberto Reale. Pelé jogou no nosso estádio. Djalma Santos, que atuava no Palmeiras, tomou uma entortada do Afonsinho. Gonçalves matou na canela, com grande categoria, na frente do capitão imortalizado numa estátua na frente do Maracanã, Hideraldo Luiz Bellini”, escreveu Betti em um texto em primeira pessoa na primeira edição da revista do São Bento, contando memórias de infância como torcedor.

Tempos que parecem distantes, já que há anos o clube amarga uma realidade difícil. Para o São Bento a participação no “Lata Velha” teria um valor simbólico importante. O ônibus em questão chegou já usado ao clube há cerca de 12 anos. Hoje, ele encontra-se abandonado no terreno do antigo estádio Humberto Reale, demolido em 1986 sob a promessa da construção de um ginásio que serviria ao clube.

A obra não seguiu adiante e o veículo acabou largado no antigo terreno quando deixou de ser utilizado. “Ele é um símbolo da luta da gente. O clube vive muitas dificuldades, é aquilo que a gente tem. Esse é o patrimônio do clube, que ano que vem faz cem anos. Poucas instituições completam cem anos. É muito triste vê-lo assim”, disse Maria Helena.

A torcida do tradicional clube interiorano encampou a ideia. A comunidade “Eu quero o ônibus do São Bento no Lata Velha” tem quase 4 mil fãs no Facebook. Maria Helena diz que a expectativa é tanta que as pessoas ligadas ao clube fazem planos sobre o “mico” que terão de pagar na televisão. Até a tradicional surpresa que Huck faz para informar que o candidato foi selecionado mexe com Maria Helena.

“A gente fica totalmente neurótico. Um dia eu fui no antigo estádio do clube dar entrevista para umas moças de uma TV local. Meu neto disse que achava que era enganação para o Luciano Huck vir, porque eles fazem mesmo toda aquela coisa. Quando vi que chegaram as meninas eu ainda falei para ele que não era dessa vez”, conta a idealizadora da campanha.

Até agora, não há nenhum indício de que a ideia tenha sido aceita pelo Caldeirão do Huck. Ninguém da produção entrou em contato e os boatos de que a campanha teria emplacado nunca foram confirmados. A reportagem procurou Paulo Betti e a produção do Caldeirão do Huck para confirmar a informação, mas ambos não foram encontrados.