Topo

Construtora inicia montagem da cobertura do novo estádio do Palmeiras

Dez peças iguais a esta serão cravadas nas caixas de escadas - Fernando Donasci/UOL Esporte
Dez peças iguais a esta serão cravadas nas caixas de escadas Imagem: Fernando Donasci/UOL Esporte

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

31/10/2012 21h23

A Arena Palestra Itália começa a ganhar cada vez mais a cara de um estádio de futebol. Depois de ter boa parte das arquibancadas concluída, o estádio do Palmeiras começou a ganhar nesta quarta-feira as instalações da cobertura.

Com dez metros de altura e cerca de 30 de comprimento, dez treliças serão instaladas nas caixas de escadas para formar toda a estrutura que receberá ainda o revestimento da cobertura. Serão dois materiais usados: placas de policarbonato e telhas metálicas.

O projeto da cobertura ainda foi desenhado especificamente para segurar o som dentro do estádio, aumentando a pressão em cima do adversário e também para diminuir a interferência dos barulhos na região do estádio, evitando problema com a lei do silêncio, especialmente em dias de grandes shows.

A previsão do gerente de obras, Cláudio Pellicciari, é de que toda a estrutura metálica seja concluída até a primeira quinzena de janeiro. Nesta quarta-feira, apenas uma peça foi encaixada após mais de oito horas de trabalho. Problemas com espaço dificultaram o trabalho de içar a treliça. 

Além disso, a cobertura também será responsável por receber dois telões de 60 metros quadrados, com 10 toneladas cada um. A previsão é de que tudo esteja pronto até novembro de 2013. O investimento do estádio gira em torno de R$ 400 milhões e não tem a participação do governo para a arrecadação de verbas.