Topo

Messi elogia Neymar em entrevista: "Faz coisas diferentes no Brasil há muito tempo"

Neymar abraça Messi após premiação do Mundial do ano passado; argentino elogiou o brasileiro - Ricardo Nogueira/Folhapress
Neymar abraça Messi após premiação do Mundial do ano passado; argentino elogiou o brasileiro Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

01/11/2012 10h43

Tímido e político, Lionel Messi concedeu uma entrevista ao jornal catalão Mundo Deportivo em que foi provocado a emitir opiniões sobre diversas pessoas e temas. Questionado sobre Neymar e Pelé, o argentino distribuiu elogios, e disse que o santista é destaque há algum tempo.

“[Neymar] é um grande jogador, que vem demonstrando coisas diferentes no Brasil faz muito tempo. A verdade é que ele é muito bom”, disse Messi, que adotou um discurso parecido ao comentar sobre Pelé. “Uma grande pessoa pelo que fez ao futebol. Um dos maiores. Como pessoa não posso opinar porque não o conheço e sei dele o que as pessoas sabem”, completou.

O foco sobre Neymar na Espanha está longe de ser uma novidade. O astro santista foi disputado por Barcelona e Real Madrid no ano passado, mas decidiu ficar no Santos. Agora, a especulação gira em torno de um balanço financeiro do clube catalão, que destina 40 milhões de euros (R$ 105,3 mi) a uma transação financeira sigilosa, que seria, na interpretação dos jornalistas, uma espécie de pré-contrato com o brasileiro.

Sempre que perguntado, Messi elogia discretamente o possível futuro companheiro, que conheceu pessoalmente no ano passado, quando o Barcelona fez 4 a 0 no Santos no Mundial de Clubes. O tom ameno, no entanto, não significa nenhum tipo de menosprezo por parte do argentino, que adota a postura com absolutamente todas as pessoas sobre as quais é questionado, mudando apenas com seus companheiros mais próximos.

“Como jogador todo mundo sabe que é muito bom vê-lo jogar a cada três dias. Além disso, é uma grande pessoa, tenho muito apreço por ele. Passamos muito tempo juntos no vestiário e é um grande amigo”, disse sobre Xavi.

Quando questionado sobre os jogadores do Real Madrid ele voltou ao tom adotado sobre Neymar. Disse que Mourinho é um grande treinador e elogiou Cristiano Ronaldo, Pepe e Casillas em campo, mas alertou que “de todos esses não pode falar como pessoa porque só os conheço pelo que fazem em campo”.