Topo

Há 205 dias fora, Fucile é liberado para correr no gramado e tenta voltar antes de fim do contrato

lateral direito pertence ao Porto-POR e empréstimo com o Santos termina em dezembro deste ano - Divulgação/Santos FC
lateral direito pertence ao Porto-POR e empréstimo com o Santos termina em dezembro deste ano Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

06/11/2012 18h55

Após realizar uma cirurgia no pé esquerdo em agosto deste ano, o lateral direito Fucile foi liberado para correr no gramado do CT Rei Pelé nesta segunda-feira. O atleta tenta voltar ao time antes do término de seu empréstimo.

O uruguaio pertence ao Porto, de Portugal, e tem contrato com o Santos até dezembro. Fucile não entra em campo há 205 dias, quando sofreu a lesão ligamentar na vitória do Santos contra o Catanduvense por 5 a 0 na Vila Belmiro, em jogo válido pelo Campeonato Paulista, no dia 15 de abril.

“O Fucile está em processo de transição. Tudo está correndo bem, até o momento não está sentindo dor. Ele agora pode correr e continua o processo de fortalecimento na academia”, afirmou o médico Maurício Zenaide, do Peixe.

A lesão de Fucile trouxe prejuízo financeiro ao clube. Isso porque, o lateral defendeu o Santos em apenas 14 jogos e marcou um gol.

O acordo que sairia barato, já que o Santos precisa pagar apenas os salários do lateral, ficou “caro”. Somando os seis meses de ordenado e inatividade de Fucile, o prejuízo chegará a R$ 900 mil. O uruguaio fatura R$ 150 mil de salário.

Apesar do risco de cirurgia desde o final de abril, Fucile e departamento médico do Santos decidiram optar pelo tratamento e o uruguaio só foi operado em agosto. Os médicos apostavam que o jogador teria chances de voltar a jogar nas finais da Copa Libertadores da América, disputadas nos dias 27 de junho e 4 de julho – sem a presença do Santos, eliminado na semifinal.

Antes de optar pela cirurgia, Fucile tentou voltar aos gramados em duas oportunidades, porém, sentiu dores no pé esquerdo.