• ENTRE

publicidade

Topo

A um mês de inauguração, Arena do Grêmio entra na fase final da construção e mira fazer história

Arena do Grêmio orgulha torcedores a 30 dias de inauguração em Porto Alegre  - Wesley Santos/Pressdigital
Arena do Grêmio orgulha torcedores a 30 dias de inauguração em Porto Alegre Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/11/2012 06h01

Há pouco mais de dois anos e dois meses o Grêmio lançava a pedra fundamental da Arena, seu novo estádio. Desde então a construção ocorre ininterruptamente e é motivo de orgulho dos torcedores. A um mês de ser inaugurado, o estádio está na última etapa da construção, já tem gramado, vestiários, cadeiras, reservados, camarotes, refletores, telão, tudo para receber um evento que mira entrar para história de 109 anos do clube.

No dia 8 de dezembro ocorrerá uma festa gigantesca. Serão 820 bailarinos, sendo 320 crianças, 198 artistas e músicos, 300 pessoas envolvidas na pré-produção e produção do evento, 360 refletores robotizados, 160 refletores para cobertura do estádio e 12 canhões Super Trooper de longo alcance com 32 mil metros de fiação.

A atividade começa às 20h e terá uma série de homenagens e apresentações até o ponto alto, amistoso entre Grêmio e Hamburgo, previsto para as 22h30, revivendo o duelo que deu ao time gaúcho a maior glória de sua história: o título mundial de 1983.

Continua após publicidade

Confrontos da 7ª rodada

Mais jogos:
Bela do Grêmio
Bela do Santa Cruz-PE
Bela do Grêmio
Bela do Santa Cruz-PE

"Um grande espetáculo com fogos, coreografias, homenagens, uma série de atividades envolvendo ex e atuais jogadores. Bailarinas, músicas, shows e por fim o futebol, o grande momento que fará com que 8 de dezembro seja um dia marcado na história do Grêmio por muitos e muitos anos", resume o presidente da Arena Porto-Alegrense, Eduardo Pinto, ao UOL Esporte.

Um evento com equipamento de iluminação três vezes maior que o show de Paul McCartney em Porto Alegre, sonorização semelhante ao Rock in Rio de 2011 e projetores que equivalem a 30 salas de cinema gera responsabilidade aos organizadores. Por isso, uma série de testes será feita antecipadamente. E tal situação já engloba a fase final da construção do estádio.

"Temos a preocupação de organizar e testar tudo para que não tenhamos nenhuma surpresa. Temos que lembrar que estamos colocando no primeiro dia de funcionamento da Arena um espetáculo deste porte, de casa cheia, tudo isso gera uma responsabilidade muito grande. Temos que ter toda atenção para que funcione tudo da melhor maneira possível. E não somente nós da Arena Porto-Alegrense, mas o Grêmio, a EPTC, a prefeitura, os policiais, Corpo de Bombeiros, todos temos que estar alinhados", referiu Eduardo.

DÊ UM PASSEIO PELA ARENA DO GRÊMIO UM MÊS ANTES DA INAUGURAÇÃO

Com ingressos à venda - a maioria já comercializados - o Grêmio espera contar com lotação total: 60,7 mil pessoas, já no primeiro dia do novo estádio, localizado no bairro Humaitá, zona norte de Porto Alegre. A 30 dias disso acontecer, o local já conta com refletores, reservado para técnicos, vestiários com banheiras e chuveiros, cadeiras, gramado, camarotes, telão, tudo em fase de finalização.

"Estamos fazendo o fechamento do entorno das catracas [para entrada de torcedores], a parte de instalação elétrica está finalizada. Teremos testes para comunicação, semeadura do gramado em andamento, tudo sendo milimetricamente acompanhado pela estrutura que o Grêmio está dando", acrescentou o presidente.

Paralelamente a construção, outra parte demorada e importante de uma obra já está sendo feita: a limpeza. O entulho precisa ser removido para abrir espaço aos aficionados. Em um local hoje utilizado pela obra, inclusive, será construído um estacionamento para tentar amenizar a dificuldade de mobilidade até o palco dos jogos gremistas.

"A parte final está começando a ser feita. São os testes e a limpeza, que é dividida em duas partes, a grossa e a fina. Ocorrerá paralelamente a colocação das goleiras. Está tudo dentro do cronograma", disse Eduardo. "Diferente do que ocorre no Olímpico, ou até no Beira-Rio, onde já foram realizados vários momentos de casa cheia e todos sabem onde ir, como chegar, onde parar o carro, etc... na Arena será tudo muito novo para todos nós. Por isso vamos explicar antecipadamente para os torcedores os melhores caminhos a seguir", finalizou.

Nos 30 dias que restam, menos de 10% da obra precisa ser acabada. Além da inauguração, a Arena do Grêmio já pode receber um jogo oficial em 2012. A final da Sul-Americana - caso o Grêmio chegue - pode ser disputada no estádio. Além do Jogo Contra Pobreza, que reunirá astros do futebol em amistoso solidário no dia 19 de dezembro.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.