• ENTRE
Topo

Grama da Arena do Grêmio é cortada pela primeira vez a um mês da inauguração

Primeiro corte foi feito com uma máquina leve para preservar o solo - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Primeiro corte foi feito com uma máquina leve para preservar o solo Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

08/11/2012 17h10

O “tapete” onde os jogadores do Grêmio começarão a escrever a história do clube a partir do dia 8 de dezembro passou pelo primeiro corte na manhã desta quinta-feira. A empresa responsável pelo plantio da grama utilizou uma máquina leve, a exatos 30 dias da inauguração da Arena, para dar aparar o gramado que está sendo preparado para o jogo de estreia contra o Hamburgo.

  • A quinta serviu também para testar o telão que serão instalados atrás dos gols e terão 96,4 m²

  • Wesley Santos/Press Digital

    A um mês de inauguração, a Arena entra na fase final das obras de construção e mira fazer história

A partir desta quinta-feira, os cortes ocorrerão duas vezes por semana. O gramado vem sendo adubado a cada três dias e irrigado de 10 a 15 vezes a cada 24 horas para ficar de acordo com o padrão Fifa. Nos próximos dias, a Arena receberá da Inglaterra 12 máquinas que farão o trabalho de cortar, perfurar o solo e recolher a grama que será cortada.

Outra máquina, comprada na Holanda, servirá para costurar fibras no solo para dar estabilidade ao terreno. O processo levará 14 dias para ser concluído, mas não deve atrapalhar o crescimento do gramado. O projeto da Arena do Grêmio é utilizar a mesma tecnologia do estádio de Wembley e do Emirates Stadium, ambos na Inglaterra. Além da grama de inverno, que foi plantada para resistir ao frio do Rio Grande do Sul, serão usados 5% de grama artificial para ajudar a fixar as raízes naturais.

Outro motivo para a implantação da grama sintética é a pouca incidência de sol na Arena. Como o projeto é priorizar o conforto do torcedor, o gramado terá iluminação artificial para garantir o crescimento das mudas.

A Arena do Grêmio, localizada no bairro Humaitá, zona norte de Porto Alegre, já ultrapassou 90% da conclusão e poderá receber um jogo três dias antes da inauguração oficial, caso a equipe chegue a final da Copa Sul-Americana. A partir do dia 18 não será mais possível visitar o novo estádio. O objetivo é acelerar os retoques finais para a data de estreia da nova casa gremista.

 

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade