Topo

Com vaga na Libertadores-13, time da Venezuela sofre com problemas financeiros e pode falir

Das agências internacionais, em Caracas (Venezuela)

11/11/2012 06h00

O Clube Desportivo Lara, campeão da primeira divisão do futebol venezuelano, aparece com o futuro incerto devido a problemas financeiros. Mas o apoio oferecido por órgãos estaduais pode fazer com o que o clube não tenha que deixar o campeonato.

Miguel Mea, capitão da equipe, disse que a partida deste domingo contra o Llaneros seria o último do time, garantindo que o futuro do Lara seria deixado nas mãos da Federação Venezuelana, caso nenhum comprador aparecesse.

A 'chamada de emergência' provocou diversas iniciativas para salvar o clube, que tem vaga garantida para a próxima Copa Libertadores da América. Nesta semana, diretores da equipe discutiram a possibilidade das estatais Petróleo da Venezuela e o Banco da Venezuela, dois dos patrocinadores do time, adiantarem dinheiro para que fosse paga uma dívida de onze meses com os jogadores.

Além disso, a estatal Corporação de Lara ofereceu dois milhões de bolívares (cerca de R$ 952 mil), e o Governo do estado ofereceu outros R$ 4,7 milhões e se propôs a adquirir a maioria das ações do Lara em 2013.

O clube, porém, não confirmou se essas contribuições serão suficientes para se manter na ativa e ainda não esclareceu sua situação financeira.

Depois de 12 rodadas, o Lara está em terceiro no Campeonato Apertura, com 25 pontos - quatro atrás do líder.