Topo

Federação diz que David Beckham poderá jogar na Austrália; representantes desmentem

David Beckham é um dos destaques da liga de futebol dos EUA atuando pelo Galaxy - Jonathan Ferrey/Getty Images/AFP
David Beckham é um dos destaques da liga de futebol dos EUA atuando pelo Galaxy Imagem: Jonathan Ferrey/Getty Images/AFP

Das agências internacionais

Em Sydney (Austrália)

16/11/2012 08h53

A FFA (Federação Australiana de Futebol) afirmou em comunicado, nesta sexta-feira, que a 'superestrela' David Beckham poderá jogar na A-League (Liga da primeira divisão do país) a partir de dezembro, na temporada 2012/2013. Apesar desse discurso, alguns clubes do país despistam sobre o interesse. Os próprios representantes do atleta negaram esse possível assinatura: "Absolutamente não existe nenhum plano para ele na Austrália".

#dev_albumEmbed010('tagalbum','14147')

De acordo com a própria FFA, as conversas com o jogador foram apenas preliminares, mas já foram realizadas: "A aproximação feita com os agentes de Beckham só mostra o quanto a A-League tem crescido em escala mundial", afirmou a Federação Australiana em seu comunicado.

Caso as conversas evoluam e Beckham assine com o futebol australiano, o meia inglês se juntará a outras estrelas recém-contratadas por times da liga, como o veterano atacante da seleção italiana Del Piero: "Beckham é uma superestrela no mundo e seria outra grande contratação da A-League após a chegada de Alessandro Del Piero, Emile Heskey e Shinji Ono", completou a nota da FFA.

Beckham, de 37 anos, e que tem contrato até dezembro com o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, poderá assinar um contrato de curta duração para jogar aproximadamente 10 partidas em Sidney ou Melbourne, de acordo com a imprensa australiana.

Apesar das fortes especulações, Beckham também é cotado para defender outros times dos EUA. Além disso, desacelerando um pouco o discurso da AFA, alguns clubes australianos disseram não enxergar essa possível contratação do jogador inglês para defender o futebol da terra do canguru. "Seria ótimo se ele viesse. Estaríamos nós interessados? Não", disse Ange Postecoglou, treinador do Melbourne Victory.

Já para Lyall Gorman, diretor executivo do Sydney Wanderers, caso existisse algum interesse, a aproximação teria um processo comum: "Nós não tivemos esse contato, na verdade. Não especulamos essas coisas até que eles cheguem à nossa mesa", disse a um jornal local.

Os próprios representantes de Beckham desmentiram a possibilidade do meia defender o futebol australiano e reforçaram a vontade em continuar focado na Liga dos EUA: "David está completamente focado nas fases decisivas da Liga norte-americana e em ganhar outro campeonato", disseram em entrevista ao Sky Sport, da Inglaterra, na sexta-feira. Sendo assim, o destino da estrela do futebol inglês, que já passou por grandes potências do futebol mundial como Milan, da Itália, e Real Madrid, da Espanha, ainda é uma incógnita.