Topo

Parceria de sucesso entre Ronaldinho e Jô no Atlético-MG é celebrada por grupo mineiro de pagode

"Ronaldinho e Jô" é o nome da música feita para os atleticanos pelo Bolêros do Samba - Divulgação
"Ronaldinho e Jô" é o nome da música feita para os atleticanos pelo Bolêros do Samba Imagem: Divulgação

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

16/11/2012 06h00

“Bola rolou, começa o show, Ronaldinho e Jô para a massa delirar”. Este é o refrão da nova música do grupo Bolêros do Samba, lançada no começo deste mês em homenagem a Ronaldinho Gaúcho e Jô, parceiros dentro e fora de campo e que fazem a alegria do torcedor do Atlético-MG neste Campeonato Brasileiro.

  • Divulgação

    "Ao amanhecer o dia e com grande euforia/ a massa se levanta para comemorar a grande notícia/ que vai fazer dele o Galo doido mais louco que há", diz parte da letra cantada pelo grupo Bolêros do samba

A música foi lançada no site Youtube no começo de novembro e já teve mais de 20 mil visualizações. Aos poucos, o novo hit começa a ser adotado na grade de programação do grupo, que nasceu em Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, nos shows que faz principalmente no interior de Minas e em Belo Horizonte.

O hit ganhou o nome da dupla atleticana, inseparável dentro e fora de campo: “Ronaldinho e Jô”. O grupo faz sucesso principalmente no Vale do Aço e é integrado, em sua maioria, por torcedores do Atlético. O idealizador da música foi Albson Neves, de 33 anos, empresário da banda, que pensou em homenagear a torcida alvinegra e o ídolo Ronaldinho.

Segundo Neves, a ideia surgiu após conversa com o atacante Jajá Coelho, que estava no Internacional e jogou com Jô no time gaúcho. “O Jajá é de Ipatinga, o grupo conhece ele, ele gosta das músicas e conversando com ele, saiu a ideia de fazer uma música para a dupla, uma música neste estilo, “bolero”, referência ao nome do grupo”, explicou.

Animados com o sucesso da dupla Ronaldinho e Jô, o grupo de pagode resolveu escrever a música. “O Jajá achou que seria legal, daria certo e deu mesmo. É uma homenagem do grupo para os dois jogadores, somos fãs do Ronaldinho e para a torcida do Atlético, que curtiu o pagode e já vem tocando sempre”, disse Neves.

Time que já teve rei e que também teve o homem que parou no ar (Dadá) / Recebe com grande alegria essa nova dupla para se eternizar

Trecho da letra da música “Ronaldinho e Jô”

Apesar da homenagem, o grupo musical ainda não teve contato com os dois jogadores atleticanos. Apesar disso, de acordo com Jô, ele já ouviu a música. “Achei bem legal, é um ritmo legal, que o Ronaldo adora”, disse  o atacante atleticano, em conversa informal com o UOL Esporte.

O grupo Bolêros do Samba existe há quatro anos e é formado por irmãos e amigos, nascidos em Ipatinga. A ideia de formar um grupo musical, especializado em pagode, surgiu durante uma “pelada” semanal entre Paulo, Lucas, Lauro, Matheus, Guilherme e João, integrantes da banda.

Não é apenas a origem do grupo que tem a ver como futebol. A banda já gravou outras músicas ligadas à essa modalidade esportiva. Além disso, o Bolêros do Samba, que já gravou um CD, em Ipatinga, regravou os hinos de Atlético e Cruzeiro no ritmo do pagode.

  • Pedro Vilela/Agência 17/AE

    Entrosamento de Ronaldinho Gaúcho e Jô dentro e fora de campo foi imortalizada em um 'pagode'

Ao longo de pouco mais de cinco meses de Atlético, em que tem se destacado em campo e conquistado o carinho do torcedor alvinegro, Ronaldinho Gaúcho já recebeu uma série de homenagens.

O camisa 49 já ganhou outro samba, gravado por Fabinho do Terreiro. Teve também pintura na parede do Bar do Torquato, tradicional ponto de encontro de torcedores do Atlético-MG, no município de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Ronaldinho, que vem incorporando não apenas o estilo “em cima do muro” mineiro para desconversar sobre a sua permanência ou não no Atlético-MG, é cidadão belo-horizontino. Ele foi homenageado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte com o título de cidadania honorária. E até um nova espécie de abelha foi batizada em homenagem ao craque: Eulaema quadragintanovem.