Topo

Al Ahly conquista liga africana e pode ser adversário do Corinthians na estreia do Mundial

Al Ahly celebra gol sobre o Espérance na final da Liga dos Campeões da África  - Zoubeir Souissi /Reuters
Al Ahly celebra gol sobre o Espérance na final da Liga dos Campeões da África Imagem: Zoubeir Souissi /Reuters

Do UOL, em São Paulo

17/11/2012 17h27

O Corinthians conheceu mais um possível adversário em sua estreia na semifinal do Mundial de Clubes. Na tarde deste sábado, o Al Ahly, do Egito, venceu os tunisianos do Espérance por 2 a 0 e conquistou o heptacampeonato da Liga dos Campeões da África.

Com o título, o Al Ahly garantiu vaga nas quartas de final do Mundial e enfrentará o vencedor do duelo entre o campeão japonês – ainda indefinido - e o Auckland City, da Nova Zelândia. Deste novo confronto sairá o adversário do Corinthians na partida do dia 12 de dezembro, em Toyota.

Na outra chave estão Chelsea, da Inglaterra, Monterrey, do México, e o campeão asiático - Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, ou Al Ahli, dos Emirados Árabes.

Neste sábado, o Al Ahly surpreendeu o técnico Tite que apostava na vitória do Espérance. O comandante corintiano havia elogiado a velocidade da equipe e a rápida transição entre defesa e ataque.

O time tunisiano tinha a vantagem e poderia garantir o troféu com uma vitória ou um empate sem gols atuando em casa, em Tunis, depois do empate por 1 a 1 no Egito. Mas acabou decepcionando sua torcida.

O Al Ahly abriu o placar aos 43 minutos do primeiro tempo com Nady-Gedo. Os anfitriões não conseguiram reagir e viram os rivais aumentarem o placar aos 17 minutos da etapa final com Soliman.

No fim do jogo, aos 41 minutos, o Espérance diminuou com o gol de Ndjeunk, mas não foi suficiente para reverter o resultado.

A equipe egípcia conquistou o troféu continental pela sétima vez em sua história, consolidando-se como a maior força história do continente. É o time mais popular do Egito e tem 36 títulos da liga local.

Apesar do sucesso nos gramados na temporada, o clube passou por uma tragédia neste ano. Em feveiro, uma tragédia durante o jogo contra o rival Al-Masri resultou na morte de 74 pessoas e quase 200 feridos. No duelo que se transformou em uma verdadeira guerra campal, os jogadores tiveram que ficar escondidos no vestiário, entre torcedores que também buscavam escapar da pancadaria.