Topo

Brasileiro ensina a fazer jogadores de papel na web e vê febre por bonecos de Neymar

Boneco de montar de Neymar é o mais popular do acerto do site de Christian Gama - Reprodução
Boneco de montar de Neymar é o mais popular do acerto do site de Christian Gama Imagem: Reprodução

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

21/11/2012 06h00

Em plena era dos videogames, um passatempo simples ligado ao futebol, feito basicamente com dobraduras em papel, ganha adeptos no Brasil e no exterior. Trata-se do "cubeecraft", arte de montar miniaturas em forma de cubo através de técnica sem mistérios, um outro universo em que a popularidade de Neymar também já se manifesta.

Os bonecos de cubo de papel já são conhecidos na web há algum tempo, mas o dono da adaptação futebolística da arte é o brasileiro Christian Gama. Torcedor do Vasco, o fluminense de Belfort Roxo criou um site (Futebol Artpaper) há pouco mais de um ano para disponibilizar suas criações. Em pouco tempo, ganhou encomendas de todo país e também do exterior, mas sem receber nenhum centavo por isso.

  • Reprodução

    Parte da coleção de bonecos Christian Gama no Rio de Janeiro, com ídolos de todas as épocas

  • Reprodução

    Imagem do boneco montado do volante Alemão, antigo jogador de Botafogo, Napoli e seleção

"Recebo comentários do mundo inteiro. Me pediram um Yashin [goleiro soviético da década de 60] outro dia. Um italiano me pediu o time inteiro da Juventus. Tem um chinês que pede jogadores de times da Espanha. De todos os times, do Barcelona ao Celta", relata Christian.

O campeão de pedidos acompanha a popularidade atual do futebol no país. "O Neymar é disparado o que mais pedem. Pedem bastante também bonecos do Messi e do Cristiano Ronaldo, mas o Neymar vem primeiro", diz o criador.

De dentro do Brasil, o artista diz que não tem limites para aceitar encomendas, de pessoas que entram em contato através do site. Apesar de não receber para criar as miniaturas para dobrar, Christian se esforça para atender aos fãs mais exigentes e suas demandas bem específicas, como bonecos de ídolos de times como Sampaio Corrêa (São Luís/MA), Treze de Campina Grande (PB), XV de Jaú (SP), etc.

Christian é antenado com o noticiário do futebol, tanto que já disponibilizou uma miniatura de Alex Alves [morto na última semana] pelo Cruzeiro e um boneco do goleiro Diego Cavalieri na versão seleção brasileira. 

Prontos, os bonecos "cubeecraft" mostram a foto do jogador escolhido em uma cabeça quadrangular. Logo abaixo, o uniforme é reproduzido com detalhes específicos que remetem à época em que o atleta atuava e até a determinados fabricantes de material esportivo. 

Segundo o dono do projeto, qualquer pessoa com um mínimo de coordenação pode montar os bonecos. "Não tem mistério nenhum. É só recortar onde está indicado e ir montando. Eu só deixo no site a dica de um pingo de cola nas dobras", descreve.

O dono do site dos jogadores de papel trabalha com vendas no Rio de Janeiro e tem a arte como um hobby. Christian chegou a fazer cursos de desenho no passado. Hoje armazena seus mais de 700 bonecos em caixinhas especiais na sala de casa.

Além de disponibilizar os bonecos de papel para montar no site, o artista também costuma levar suas obras para escolas da região onde mora, com a intenção de ensinar crianças socialmente menos favorecidas.

"Costumo levar uns 50, 60 bonecos. Dez do Flamengo, dez do Vasco, dez do Fluminense, dez do Botafogo e um pouco mais, para agradar todo mundo. Também compro tesouras com o meu dinheiro para levar para as crianças", afirma. 

COMO FAZER OS JOGADORES EM CUBOS

Material necessário:
- papel A4 (preferência com gramatura de 120 gramas)
- impressora
- régua
- estilete
- tesoura
- caneta sem tinta (para "forçar" as dobras)
- cola branca
Modo de preparo:
- imprima o cubee escolhido no modo A4
- após a impressão, recorte com cuidado todas as peças
- depois, com auxilio de uma régua, marque com uma caneta sem tinta as dobras
- por fim, vá encaixando as partes, abrindo os encaixes com o estilete, e coloque apenas um pingo de cola nas dobras dos encaixes