Topo

Guerra nos bastidores em eleição do Fla tem ameaça de morte e pesquisas contraditórias

Lembrado por confusões, José Carlos Peruano fez ameaça de morte a candidatos do Fla - Vinicius Konchinski/UOL
Lembrado por confusões, José Carlos Peruano fez ameaça de morte a candidatos do Fla Imagem: Vinicius Konchinski/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/11/2012 06h10

Faltando pouco mais de dez dias para a eleição que irá apontar o presidente do Flamengo nos próximos três anos, o clima esquentou de vez nos bastidores da Gávea. E a troca de acusações ficou mais séria na última semana, envolvendo até mesmo ameaças de morte de um ex-candidato a membros da chapa de oposição “Fla Campeão do Mundo”.

José Carlos Peruano, sócio-proprietário que teve sua candidatura impugnada no início do processo eleitoral, disse em entrevista ao Blog “Ser Flamengo” que não aceitaria uma vitória da Chapa Azul e que poderia até mesmo ser preso após fazer com que os candidatos do grupo “visitassem Deus”.


“Se eles ganharem e botarem o Flamengo na segunda divisão, eu parar em Bangu 1 [presídio carioca]. Esse bando de ‘mauricinho’ veio de São Paulo. Eles podem contar que não vão estar impunes enquanto eu estiver respirando. Vou para Bangu 1 tranquilamente, mas eles vão visitar Deus”, ameaçou o polêmico Peruano.

E o ex-candidato ainda não consegue ter nem uma pequena noção do que pode acontecer no resultado da eleição rubro-negra. Tudo porque as pesquisas que dominam o clube também são alvos de polêmicas neste período pré-eleitoral.

Enquanto membros do grupo “Fla Campeão do Mundo” garantem ter vencido uma amostra com 50% das intenções de voto de 2.500 sócios, outra chapa opositora assegura ter uma pesquisa em mãos que aponta a atual presidente, Patricia Amorim, liderando com 19%, tendo a Chapa Azul na segunda colocação, com 14%.

CHAPASCANDIDATOS
"Tua Glória é lutar"Presidente: Patricia Amorim / Vice: Paulo César Ribeiro
"Fla Campeão do Mundo"Presidente: Eduardo Bandeira de Mello / Vice: Walter D'Agostino
"Fla Único"Presidente: Jorge Rodrigues / Vice: Sérgio Roberto de Britto
"Planeta Fla"Presidente: Ronaldo Gomlewsky / Vice: Milton Gonçalves
"Flamengo Nova Geração"Presidente: Lysuas Itapicurú / Vice: Fausto Alvim Guerra
"Orgulho de ser rubro-negro"Presidente: Maurício Rodrigues S. Neto / Vice: Francisco Gulart

A diferença gritante dos números confunde até mesmo as estratégias dos grupos. Enquanto partidários de Patricia não levam muita fé na pesquisa que a aponta como favorita e trabalham de maneira intensa na campanha, correligionários de Eduardo Bandeira de Mello, da Chapa Azul, procuram não “deitar” na suposta vantagem de outra pesquisa e estudam uniões com outras chapas para impedir a reeleição do grupo da situação.

Além de Patricia e Eduardo, outros quatro candidatos disputam a eleição do próximo dia 3 de dezembro no Flamengo: Ronaldo Gomlewsky, Jorge Rodrigues, Lyzias Itapicurú e Maurício Rodrigues de Souza Neto.