Topo

Polícia prende 8 pessoas e lacra organizada do Fla na semana do clássico com Vasco

Polícia Militar escolta torcida antes do clássico Flamengo e Vasco no dia 19 de agosto - Júlio Cesar Guimarães/ UOL
Polícia Militar escolta torcida antes do clássico Flamengo e Vasco no dia 19 de agosto Imagem: Júlio Cesar Guimarães/ UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro*

22/11/2012 10h38

Uma operação comandada pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro resultou na prisão de oito pessoas acusadas de envolvimento no assassinato de um vascaíno no dia 19 de agosto. Entre os detidos está o presidente de uma torcida organizada do Flamengo, Carlos Renato Silva Santos, conhecido como Macedo. A sede da organizada, no centro da capital fluminense, foi lacrada e alguns objetos foram apreendidos.

Desde a noite de quarta-feira, os agentes tentam cumprir dez mandados de prisão e 15 de busca e apreensão. A investigação começou há um ano e a operação Fair Play foi colocada em prática na semana do clássico entre Vasco x Flamengo, que está marcado para as 19h30 de sábado, no Engenhão.

A polícia prendeu oito pessoas e ainda procura por outros dois suspeitos. Acusado se ser o responsável pela morte do torcedor vascaíno, Macedo foi encontrado em sua casa, em Quintino, zona norte do Rio de Janeiro. A sede da organizada foi lacrada e não tem prazo para ser reaberta. No local foram apreendidos computadores, documentos e um cofre.

"Essa operação faz parte de uma série de investigações que a Polícia Civil vem fazendo. Na sede, encontramos drogas, dinheiro falso e uniformes. Todo esse material será analisado pela perícia para dar continuidade as investigações e encontrar mais envolvidos. Todos os mandados de prisão são de pessoas relacionadas a morte do torcedor Vascaíno, mas esse material aprendido vai ajudar a encontrar mais ocorrências. Isso faz parte de um combate constante que a Polícia Civil faz, visando grandes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Já prendemos pessoas ligadas a organizadas do Fluminense e do Vasco. Agora, foi a vez dessa organizada do Flamengo", explicou o delegado titular da Divisão de Homicídio, Rivaldo Barbosa.

Dirigente do Fla intimado

Como parte da operação policial, o vice presidente de finanças do Flamengo, Michel Levy, foi intimado a prestar esclarecimentos sobre sua possíel ligação com os membros das torcidas organizadas do clube da Gávea.

Antes da partida entre Flamengo e Vasco pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, no dia 19 de agosto, o vascaíno Diego Martins Leal morreu em confronto com rubro-negros. Na época, o primo da vítima disse que a briga entre as torcidas foi marcada pelo Facebook.

A operação iniciada na noite de quarta teve a participação de dez delegados, 108 policiais e três peritos. Um helicóptero da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) também dá suporte aos agentes.

*Atualizada às 12h28